O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, foi convidado para ser membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), presidido pela presidente da República, Dilma Rousseff. Prado foi indicado pelo Ministro do Turismo e relator do Código Florestal, Aldo Rebelo e deverá integrar a banca por dois anos.
Já como membro, o presidente da Famato participou na quinta-feira (30.08), no Palácio do Planalto, em Brasília, da 39ª reunião ordinária do Conselho, que contou com a presença da presidente e discutiu as perspectivas e desafios do desenvolvimento brasileiro para os próximos meses. A reunião foi coordenada pelo secretário executivo do CDES, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco.
Segundo Rui Prado, o convite o deixou bastante lisonjeado e mostra que o Governo Federal quer se aproximar do setor produtivo. "Mato Grosso ganha muito com isso, pois contribuirá para a aproximação entre os produtores rurais do estado e a presidência da república. Poderemos levar os assuntos relacionados ao campo para a discussão no Conselho, que visa melhorar a política econômica e social do país".
Além dos conselheiros do CDES, estiveram presentes mais nove ministros: Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres); Guido Mantega (Fazenda); Helena Chagas (Comunicação Social); Ideli Salvatti (Relações Institucionais); Izabella Teixeira (Meio Ambiente); José Elito Siqueira (Segurança Institucional); Luiza Helena (Políticas de Promoção da Igualdade Racial); Maria do Rosário (Direitos Humanos); Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome); e o presidente em exercício do Banco Central Anthero de Moraes Meirelles.
Na oportunidade, Rui Prado, conversou com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, sobre o Código Florestal, e com o ministro do Trabalho, Brizola Neto, sobre os registros sindicais dos Sindicatos Rurais. Além disso, o presidente da Famato também foi nomeado integrante das comissões técnicas que analisam e discutem a reforma fundiária, a questão dos fertilizantes e a capacitação no ambiente rural.
Conselho – O CDES foi criado em 2003, para viabilizar o diálogo entre Governo Federal e a sociedade e é formado por representantes de diferentes segmentos da sociedade.
Para nomeação dos integrantes, a presidente busca combinar a representatividade setorial, abrangência social, densidade política e capacidade para contribuir e repercutir os debates sobre temas fundamentais para o desenvolvimento do país.