O Fórum Permanente de Sindicatos Rurais da Região Sudoeste reúne nove sindicatos e cinco deles participaram da reunião da última sexta-feira, que passa a ser mensal. Era bimestral, desde a criação da entidade, mas devido às demandas do setor, os sindicatos decidiram se reunir com maior assiduidade.
Na pauta, os sindicatos cobraram da Federação uma reunião específica sobre o Fethab. Eles querem saber como e onde está sendo aplicado o dinheiro do Fundo que, prioritariamente, seria para estradas e casas, mas que com a Conta Única, passou a ser usado para outros fins. Rui Prado informou que já fez formalmente esta indagação ao governo do Estado e pediu o restabelecimento do Conselho do Fethab, que decide sobre a aplicação dos recursos.
A reunião tratou também de um assunto que já está em pauta na Confederação Nacional da Agricultura (CNA): a comissão formada por representantes de frigoríficos, produtores e varejistas, que está detectando os pontos de estrangulamento nas relações entre os três braços da pecuária de corte, na tentativa de encontrar soluções.