A Fenapec (Frente Nacional da Pecuária) participou durante toda a tarde de terça-feira (21) de uma reunião na sede da ABIEC (Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne), quando ficou definido que as entidades, em conjunto com o Fórum Permanente da Pecuária de Corte e a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercadistas) iniciarão o processo de contratação da instituição que fará os primeiros trabalhos de levantamento visando a criação do Consebov (Conselho Paritário Produtores-Indústria-Varejo).
Tal iniciativa se deu em razão das reivindicações generalizadas do setor produtivo primário da pecuária de corte que reclamam da gravidade da crise gerada pela baixa na arroba do boi/vaca, buscando exemplo no que deu certo para o fim das crises dos produtores de cana de açúcar (Consecana) e leite (Conseleite) os pecuaristas decidiram criar o Consebov com o mesmo objetivo, ou seja, criar um ponto de equilíbrio entre os setores envolvidos na cadeia produtiva da carne.
Participaram da reunião, Antenor Nogueira, presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Luiz Antonio Nabhan Garcia, vice-presidente da Fenapec (Frente Nacional da Pecuária), Antonio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC (Associação Brasileira das Industrias Exportadoras de Carnes), Sergio de Zen, professor da ESALQ/USP, Vania Di Addario Guimarães, professora da Universidade Federal do Paraná, representantes dos Frigoríficos JBS e Marfrig, além das demais associações ali presentes. O diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Seneri Paludo, também particiou da reunião e classificou o resultado como bastante positivo.
Segundo o vice-presidente da Fenapec, Luiz Antonio Nabhan, que representou o presidente da entidade, Francisco Maia, serão convidadas as Universidades Federal de Viçosa (MG, Universidade Federal do Paraná e a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP, para que apresentem orçamentos de execução do projeto de criação do conselho paritário. Durante o evento participaram ainda profissionais que atuaram na criação do Conseleite de Mato Grosso do Sul e do Consecana (Conselho dos Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de S. Paulo), que puderam contar suas experiências com os respectivos conselhos.
A necessidade urgente da criação do conselho paritário foi deliberada durante audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, no dia 7 de agosto., com representantes de todos os elos da cadeia produtiva da carne, inclusive diretores de frigoríficos, que também apoiam a criação.
Um dos objetivos do conselho da carne é contribuir para um maior conhecimento sobre os diversos elos da cadeia produtiva com o intuito de proporcionar mais confiança na relação entre os produtores rurais e os frigoríficos. A Fenapec e a CNA estão liderando esse debate a partir da definição das linhas de trabalho e dos pontos a serem estudados inicialmente, entre eles a concentração da indústria de carne.
Também fazem parte do objeto do conselho a criação de um sistema de normatização, tipificação e classificação de carcaças; a criação de um seguro antiquebra para os frigoríficos, além de um modelo de pesagem dos animais e um fundo de marketing para a carne, entre outros.