Os desafios de continuar a administração de uma empresa rural familiar quando uma nova geração assume os negócios está no cerne das discussões do Programa Sucessão Familiar, idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), e realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). O primeiro módulo irá ocorrer sexta-feira (24.08) e sábado (25), na sede do Senar, e Cuiabá.
De acordo com o presidente do Conselho Administrativo do Senar e presidente da Famato, Rui Prado, muitos pioneiros que chegaram a Mato Grosso nas décadas de 70 e 80 já se encontram próximos da fase de sucessão da administração da propriedade e para tanto precisam planejar o processo para que seja realizado da melhor forma possível. “Estamos vivendo um marco histórico de transformação das fazendas em empresas rurais, mas ainda não estamos preparados para realizar a transição da gestão de forma harmônica. Preocupados com essa realidade o Senar e a Famato pensaram no Programa Sucessão Familiar, com intuito de auxiliar os produtores rurais e seus familiares a pensarem na propriedade como uma empresa rural, que precisa de um planejamento a longo prazo”, comentou Prado.
O programa é composto por seis módulos. A turma é formada por 30 pessoas que representam 15 propriedades rurais, sendo duas de cada empresa rural, pai e filho, mãe e filho e até avô e neto. No primeiro módulo a professora Josenice Blumenthal abordará em 12 horas o tema “A Família Empresária – Desafios da Sucessão”, tratando do Processo Sucessório, Mediação de conflitos, Preparo dos herdeiros, Liderança, entre outros.
O segundo módulo “Governança da Empresa Familiar: Desafios da Estrutura Societária e Gestão do Negócio”, também de 12 horas, está previsto para ocorrer nos dias 31 de agosto e 1º de setembro e será ministrado pelos professores Luiz Marcatti e Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho. “Desafio da Gestão Financeira em Empresas Familiares” será o foco do terceiro encontro (dias 14 e 15 de setembro), ministrado pelo Uriel Rotta (USP). Os professores Tiago Fischer e Silvia Caleman irão tratar nos dias 28 e 29 de setembro (quarto módulo) da “Estratégia em Empresas Familiares”.
Dando continuidade no quinto módulo (19 de outubro) o tema “Direito Societário na Empresa Familiar Rural” será ministrado pelo professor Gustavo Passareli em oito horas. No último encontro (dia 20 de outubro), ministrado pelo professor Ricardo Velloso, durante oito horas, a temática “Gestão Tributária e Contábil: Desafios da Empresa” será debatida.
O Sucessão Familiar não tem custo para os participantes, apresenta 64 horas de carga horária e o critério para participar é possuir uma propriedade rural. Os interessados devem procurar a Famato pelo telefone 3928-4451 ou e-mail pollyana@famato.org.br.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).