As exportações brasileiras de carne bovina in natura alcançaram, em julho, o melhor resultado desde o mês de novembro de 2010. No último mês foi embarcado um volume de 83,3 mil toneladas, superando as exportações de maio deste ano, quando foram enviadas 83,1 mil toneladas. Deste total embarcado pelo país em julho, o Estado de Mato Grosso contribuiu com 17,1%.
No acumulado entre janeiro e julho de 2012 as exportações brasileiras somam 497,0 mil toneladas, resultado 5,8% superior ao registrado nos primeiros sete meses de 2011. Já os envios da carne mato-grossense no mesmo período avançaram apenas 1,0% em relação a 2011, sendo este desempenho inferior à média nacional, em parte, resultado do impacto do bloqueio russo imposto aos frigoríficos do Estado.
O melhor resultado dos embarques brasileiros em maio e julho pode ser atribuído aos reflexos da valorização do dólar, que aumentou a competitividade da carne nacional no exterior, aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).