O stand do programa Filhos no Campo, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), permanece até domingo (19.08) na área central da Praça de Alimentação do Shopping Pantanal. Por isso, pais e responsáveis têm apenas três dias para conhecerem o espaço e levar crianças de sete a 12 anos para curtirem uma minifazenda em pleno shopping.
De acordo com o responsável pelo programa, Rodrigo Fischdick, o stand é uma divulgação do programa que começará a funcionar no mês de setembro em parceria com escolas e os sindicatos rurais de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças e Matupá, este último criador do programa. “A procura por informações está intensa”, revela.
No shopping as crianças quando chegam ao stand se deparam com uma ponte interativa, com rio e peixes virtuais. Logo à frente painéis com perguntas como: “Você sabe do que sua camiseta é feita?”, “Sabe de onde vem o óleo que frita a batatinha?”, “Você sabe do que é feito o seu cereal?” fazem com que as crianças, que vivem em centros urbanos e não estão acostumadas com o meio rural, reflitam sobre a origem dos produtos e alimentos que consomem. Outros brinquedos interativos chamam à atenção dos pequenos e dão informações sobre a vida do produtor rural. E ainda há uma vaquinha leiteira, cenográfica, que mexe a cabeça e pode ser ordenhada, que encanta quem passa por ali.
Fischdick explica que após essa fase de divulgação começará o agendamento para a execução do programa “Filhos no Campo”, que consiste em uma espécie de dia no campo, envolvendo crianças. Elas irão visitar propriedades rurais tendo contato com a realidade do campo. Começarão o dia com um café da manhã típico de fazenda, passando por visita à propriedade para conhecer plantações e criações de animais e participarão de atividades lúdicas explicando a rotina da fazenda. “Os interessados no programa devem procurar o sindicato do seu município e o sindicato solicitar o programa ao Senar”, afirma. “Nossa meta é atender no primeiro ano cerca de 10 mil crianças”, cita.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso. O Senar atua em parceria com os 86 sindicatos rurais e faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).