A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e demais entidades do setor produtivo receberam resposta positiva da ministra-chefe da Casa Civil, Gleise Hoffman, às reivindicações feitas em reunião realizada na semana passada sobre o registro de novos agroquímicos para o controle da ferrugem asiática e também para a medida do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), que proibiu a pulverização aérea de alguns agroquímicos.
Segundo o senador Cidinho Santos, que intermediou o encontro entre as entidades e a Casa Civil, a ministra Gleise Hoffman informou, por telefone, que o Ibama decidiu retirar o comunicado publicado recentemente que proíbe a pulverização aérea dos agroquímicos que contenham os ingredientes ativos Imidacloprido, Tiametoxam, Clotianidina e Fipronil para a safra 2012/2013. O argumento era que a aplicação afeta as abelhas (polinizadores), mas a proibição imediata prejudicaria grande parte dos produtores de Mato Grosso que já planejaram a utilização destes produtos no ciclo que se inicia em outubro. Com a decisão, a restrição valerá apenas para as próximas safras. Cidinho comunicou esta informação na quarta-feira (15.08), na tribuna do Senado.
De acordo com o gestor do Núcleo Técnico da Famato, Eduardo Godoi, a medida dará mais tempo para os produtores se adequarem às novas regras e procurarem produtos alternativos e para que a indústria faça estudos comprovando que a técnica não é nociva às abelhas. Ainda não existem pesquisas no Brasil que efetivamente comprovem que estes ativos prejudicam a polinização. “A aviação agrícola é essencial para a aplicação dos agroquímicos nas lavouras de soja, milho e algodão. Este modelo de aplicação se adequa perfeitamente às propriedades de grande porte, muito comum em Mato Grosso. São mais de 50 produtos que contém em sua composição os ingredientes ativos que o Ibama proibiu e seria impossível que os produtores encontrassem substitutos imediatamente”, explica.
Novos Agroquímicos – O senador Cidinho Santos disse que a ministra informou que dos dois agroquímicos que estão em análise para o controle da ferrugem asiática, doença que afeta as lavouras de soja, um já está em estágio mais avançado de homologação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Segundo a ministra em um prazo de 30 a 40 dias esse produto estará devidamente autorizado, podendo ser utilizado já na safra 2012/2013”, comenta.
A Famato é a entidade que reúne e representa os 86 sindicatos rurais de Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. A Famato também está nas redes sociais. Siga-nos no Twitter (@sistemafamato) e curta nossa Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato).