Representantes da Frente Nacional da Pecuária (Fenapec) foram convidados a participar das reuniões do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte (FNPPC) da CNA, presidido por Antenor Nogueira. A informação é de João Oliveira Gouveia Neto, presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
O convite sinaliza um possível acordo entre as entidades que defendem a criação de conselhos distintos para o setor, o Consebov, proposto pela CNA e o Consecarne, pela Fenapec. “Precisamos unir as forças, pois os dois movimentos buscam os mesmos propósitos” explicou Gouveia Neto.
Reunião deve ser realizada na próxima segunda-feira, 6, em São Paulo para definir se os dois grupos irão se unir, entre outras questões.
Luiz Antônio Nabhan Garcia, presidente da União Democrática Ruralista (UDR), também integrante da Fenapec, afirma que recebeu o convite do presidente da Famato, Rui Prado e também de Nogueira. O ruralista assegura que a união entre as entidades está praticamente fechada.
“Ficamos muito satisfeitos com a possibilidade de criação de uma só entidade. A Fenapec congrega 16 entidades do setor produtivo e a CNA tem uma estrutura que reúne milhares de sindicatos rurais, e federações por todo o País. Juntos seremos imbatíveis”, afirma.
Jorge Pires, vice-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) também se mostrou positivo com a possibilidade de aproximação. “Estaremos no próximo encontro da CNA e esperamos que a iniciativa seja o ponto de partida para a formação de uma entidade forte e unida”, acenou.
O convite prevê que, assim como a indústria frigorífica e o varejo , a Fenapec também tenha um assento no conselho diretor dentro no novo formato do Fórum. “O FNPCC poderá ser uma espaço para discutir a pecuária e defendermos juntos o crescimento do setor”, afirmou Francisco Maia, presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e membro da Fenapec. Maia confirma o convite, mas pondera que ainda é preciso definir como se dará a ação conjunta entre as entidades.
“A Fenapec e a CNA participam juntas das audiências públicas previstas no Congresso Nacional no mês de agosto para debater a concentração frigorífica, devemos aproveitar a oportunidade para afinar também a ação conjunta para resolver outras questões que afetam a cadeia”, disse.
“Entendemos que é importante unir forças e não fragmentar, será positivo que todos sentem-se juntos para defender a pecuária”, acrescenta Garcia.