Encerrado o primeiro semestre do ano, a equipe do Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS) já capacitou 152 pessoas em 58 Sindicatos Rurais de Mato Grosso nas regionais de Colíder, Sorriso, Rondonópolis, Barra do Garças, São José dos Quatro Marcos e Campo Novo do Parecis. A meta é que até o final de 2012, os 86 sindicatos do estado sejam treinados e qualificados pelo projeto. O PDS é o maior plano que a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) desenvolveram diretamente para os Sindicatos Rurais de Mato Grosso e tem como objetivo capacitar dirigentes e colaboradores sindicais para prepará-los para a tomada de decisões na gestão sindical.
Conforme explica a analista sindical do Núcleo Técnico da Famato, Diana Maia, entre os produtos oferecidos para o desenvolvimento dos sindicatos estão o Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS), o programa Sindicato Forte, o Município em Números, o Manual de Boas Práticas Sindicais e o Pauta Pronta. "São ferramentas que auxiliam os sindicatos em seu trabalho", informa Diana.
Segundo a supervisora e gestora do programa Sindicato Forte no Senar-MT, Juliana Mardegan Ferreira, melhor que os números positivos do programa são os resultados que o projeto está gerando. "Um deles é o fortalecimento da classe produtora do agronegócio. Sem dúvida, a partir do momento em que o Sindicato Rural estiver fortalecido e atuante no cenário, os frutos serão colhidos em toda a sociedade e isso só será possível com uma mudança de hábito, atitudes e planejamento para atingir os objetivos", comenta Juliana.
De acordo com o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, o projeto já está melhorando o trabalho nos Sindicatos Rurais. "Os 58 sindicatos que já receberam o PDS estão desenvolvendo as ações e metas definidas durante o planejamento estratégico. Percebemos que a maior dificuldade do sistema sindical é mobilizar e atrair novos sócios, além de melhorar a comunicação interna. Este é trabalho contínuo e a partir deste plano queremos que os sindicatos se desenvolvam ainda mais e melhorem o trabalho de representatividade dos produtores rurais".
O presidente do Sindicato Rural de Barra do Bugres e diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, comenta que após o planejamento estratégico realizado em seu sindicato, uma das metas prioritárias estabelecidas foi melhorar a comunicação entre os associados e identificar quais serviços o sindicato pode oferecer aos sócios. "Em nosso município temos pequenos, médios e grandes produtores. O nosso foco é prestar serviços para os pequenos e médios que têm mais dificuldades em contratar serviços como de contabilidade e também assistência técnica. O PDS nos ajudou a definir que estas são nossas prioridades e já estamos trabalhando nisso", conta Romanini.
Próxima rodada – Nos dia 11 e 12 de setembro, O PDS inicia a sétima rodada, pela regional de Juína. Em outubro, será a vez das regionais de Querência e Cuiabá. Acompanhe todas as informações pelo Blog do Sistema Famato.
A Famato é a entidade que representa os Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Senar-MT e o Imea, forma o Sistema Famato.