A colheita de algodão da safra 11/12 em Mato Grosso avançou de 13% para 21% em uma semana, indicou o Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (Imea) na sexta-feira (13). Em relação à safra passada, o desempenho é de 3,3% superior. A expectativa é que a produção totalize 998.397 mil toneladas de pluma.
De acordo com a analista de mercado do Imea, Elisa Gomes, o clima facilitou os trabalhos nas lavouras nessa semana. "Era esperado esse avanço. O tempo ficou seco e os produtores aproveitaram para avançar na colheita", explica. A região médio norte do estado foi é a que apresenta o maior percentual de área colhdio, atualmente em 30,3%.
Enquanto no campo a colheita da safra de algodão ganha ritmo, as vendas internacionais da pluma seguem acentuadas. No primeiro semestre os embarques realizados pelo estado totalizaram US$ 324,1 milhões, alta acima de 900% na comparação o igual período do ano passado quando foram US$ 30,2 milhões em 2011.
O Imea indicou que somente no mês de maio, Mato Grosso exportou 35,4 mil toneladas de algodão, representando 60% do volume exportado pelo país. "O preço está estável. Os produtores estão mais focados no cumprimento dos contratos futuros", observa Elisa Gomes do Imea.
USDA
O país deve ser o terceiro maior exportador mundial na safra 11/12. Além disso deve exportar um milhão de toneladas do produto, conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA – sigla em Inglês). Em nível Brasil, Mato Grosso continua na liderança e deve ter uma representação de 51% da produção nacional.