O 2º vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Mário Wolf, é um dos palestrantes do sexto workshop Pecuária Sustentável, realizado pelo BeefPoint e que acontece nesta quarta-feira (11.07) e quinta-feira (12.07), em São Paulo (SP).
O objetivo do evento é debater sobre sustentabilidade na pecuária, com uma ênfase especial em integração lavoura-pecuária, lavoura-pecuária-floresta e pecuária de baixo carbono.
Wolf apresentará um estudo de caso de lavoura-pecuária na prática, realizado na Fazenda Gamada, Nova Canaã do Norte. A palestra começa a partir das 15h (horário de Brasília). "Estaremos mostrando um pouco que estamos fazendo para melhora a nossa atividade", comenta.
Mais informações sobre o evento, clique AQUI.
Programação:
11 de julho – quarta-feira
8h – entrega dos materiais e inscrições
9h – abertura
9h30 – Estudo de caso de sustentabilidade econômica na pecuária de corte como condição básica para a preservação ambiental. Mário Garcia. Médico veterinário pela UFMG, especialista em Administração Rural, Solos e Meio Ambiente e Pastagens. Gestão de Negócios pela FDC. Diretor executivo da EXAGRO.
10h – Projeto Pecuária Verde: um exemplo para a pecuária do futuro. Mauro Lucio de Castro Costa. Pecuarista com formação prática, proprietário da Fazenda Marupiara, modelo de produção aliada à preservação, localizada no município de Tomé-Açu, no nordeste do estado. Está à frente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas desde 2009, ajudando a formatar e desenvolver o Projeto Paragominas Município Verde, que se tornou programa estadual. Com know-how por causa do trabalho desenvolvido na Marupiara, está à frente do Projeto Agropecuária Verde, tocado pelo Sindicato em parceria com o Fundo Vale.
10h – coffee-break
11h – A pecuária brasileira depois da Rio + 20. Roberto Grecellé. Coordenador estadual de agronegócios SEBRAE-RS, com experiência em estratégias de desenvolvimento setorial, marketing em agronegócios e plataformas de desenvolvimento sustentável.
12h – Certificação socioambiental Rainforest Alliance Certified para pecuária. Daniella Macedo. Engenheira Agrônoma e Doutora em Ciências pela ESALQ/USP, pós-doc em Certificação Socioambiental, Lead Assessor 14.001:2004, coordenadora de certificação do Imaflora desde 2009.
12h30 – horário livre para almoço
14h – Pecuária sustentável: desafios institucionais e iniciativas da indústria. Fernando Sampaio, engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, diretor executivo e coordenador de Sustentabilidade na ABIEC, atuou no mercado de carnes na Societé des Viandes Bretagne Anjou – SOVIBA e depois na Meat Import Zandbergen Brothers BV, passou pela Ecole Superieure d’Agriculture de Angers.
14h30 – Produzindo certo. Charton Jahn Locks. Engenheiro ambiental pela UFMS. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Trabalha na Aliança da Terra desde 2006. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Projetos.
15h – Estudo de caso de lavoura-pecuária na prática – visão do pecuarista. Mario Wolf, pecuarista e agricultor, Fazenda Gamada, Nova Canaã do Norte, MT
15h30 – coffee-break
16h30 – “Integração Lavoura Pecuária como alternativa de diversificação em propriedades agrícolas do Paraná. Sérgio José Alves. Engenheiro agrônomo, com especializações em biotecnologia, educação e gestão pública, mestrado em genética e melhoramento, doutor em produção vegetal. Trabalha com integração lavoura-pecuária no Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR.
17h – Cenário atual da sustentabilidade na pecuária de corte brasileira – prioridades para o setor. Miguel Cavalcanti, engenheiro agrônomo pela Esalq/USP, diretor do BeefPoint e especialista em mercado do boi e marketing da carne. Mais de 100 palestras de mercado realizadas, em mais de 10 estados brasileiros e em 7 países.
18h – coquetel de confraternização
21h – encerramento do primeiro dia
12 de julho – quinta-feira
9h – Estudo de caso de fazenda de sucesso na pecuária de baixo carbono. Davi Teixeira. Doutor em Zootecnia pela Universidade Fedral do Rio Grande do Sul (UFRGS), diretor executivo da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios, coordenador de projetos de desenvolvimento de sistemas agropecuários sustentáveis no sul do Brasil, como o PISA – Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários e o PBEC Programa Pecuária de Baixo Carbono e Alta Diversidade.
9h30 – O metano da pecuária: mitos e realidades. Alexandre Berndt. Biólogo pela USP e agrônomo pela ESALQ/USP. Fez mestrado em produção animal e doutorado em ecologia aplicada na USP. Trabalhou por 5 anos como pesquisador do IZ/APTA da Secretaria Estadual de Agricultura e atualmente é pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste em São Carlos, SP. Sua principal linha de pesquisa é avaliar estratégias de mitigação do metano entérico.
10h – Emissão de gases de efeito estufa e manejo de dejetos em confinamentos de gado de corte no Brasil: práticas de mitigação e perspectivas para 2050. Ciniro Costa Junior. Químico pela Universidade Estadual de Londrina, com mestrado em Química na Agricultura e Ambiente (CENA-USP) e, atualmente, doutorando em Química na Agricultura e Ambiente (CENA-USP), desenvolvendo a tese “Emissão de gases de efeito estufa pelo manejo de dejetos de gado de corte confinado no Brasil”, sob orientação do Prof. Dr. Carlos Clemente Cerri. Desde 2006 vem atuando na área de Biogeoquímica Ambiental com foco na dinâmica do carbono e nitrogênio em agroecossistemas.
10h30 – coffee-break
11h30 – Intensificação da pecuária: chave para resedenhar a paisagem agrícola nacional. Arnaldo Carneiro Filho. Engenheiro agrônomo pela Esalq/USP, mestre na Holanda em análise e modelagem espacial, doutorado na França no Centro de Ecogeografia de Strasbourg e pós-doutorado na Universidade Wageningen com ecologia da paisagem. Atualmente trabalha na diretoria de Planejamento Territorial da Subsecretaria de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
12h – Intensificação buscando sustentabilidade: estudo de caso da Agropecuária Hugo Arantes. Sergio Arantes. Engenheiro agrônomo pela Unesp Jaboticabal, pecuarista no Mato Grosso do Sul, em Selvíria, Costa Rica e Água Clara.
12h30 – horário livre para almoço
14h – Produção consorciada – as oportunidades da silvicultura e a sustentabilidade da pecuária. Ricardo Sixel. Engenheiro florestal e mestre em silvicultura e manejo Florestal, ambos pela ESALQ/USP. Auditor líder ISO 14.000 e consultor do Imaflora/Rainforest Alliance em avaliações e auditorias de certificação florestal.
14h30 – Mudando o rumo: lavoura em terra de pecuária ou pecuária em terra de lavoura? Francisco Fontana. Engenheiro agrônomo formado há 25 anos pela UFPR, com especialização em pastagens/UEM, produção de ruminantes/UFLA, pós-graduação em economia rural/UFV, com tese Integração-Lavoura-Pecuária: Soja em Rotação de Culturas com Pastagens, quebra de paradigma no Plantio Direto de Grãos. Agricultor, pecuarista e reflorestador em Arapoti-PR (norte velho de estado, próximo a divisa com Itararé-SP).
15h – Estudo de caso de uso de tecnologia na nutrição e sustentabilidade. Pedro Veiga, professor do departamento de zootecnia da Universidade Federal de Viçosa. Zootecnista, formado na UFV, mestrado e doutorado (UFV e UCDAVIS) em produção de ruminantes. Pos-doutor Iowa State University, crescimento animal.
15h30 – coffee-break
16h30 – Pecuária sustentável: estudo de caso da Fazenda Figueira. José Renato Silva Gonçalves. Engenheiro agrônomo pela ESALQ, mestre em nutrição animal e pastagem ESALQ, MBA agronegócios ESALQ, administrador e pesquisador da Fazenda Figueira e Estação Experimental Hildegard Georgina Von Pritzelwtiz, em Londrina, PR.
17h – Zilmax – Tecnologia que envolve melhoria no desempenho animal de forma sustentável em confinamento. Rodrigo S. Goulart. Médico veterinário pela Universidade Federal de Uberlândia, Doutor em Nutrição Animal pela USP/ESALQ, pesquisador convidade pela North Dakota State University. Atualmente é Gerente Técnico Zilmax pela MSD Saúde Animal.
17h30 – Intensificação da pecuária de corte com integração-lavoura-pecuária. Celso Boin. Engenheiro agrônomo pela Esalq/USP, mestre e doutor pela Cornell University. Considerado uma das maiores autoridades brasileiras em nutrição de gado de corte. Trabalha atualmente com projetos de carne de alta qualidade e é sócio da Novanis Nutrição Animal. Foi fundador do portal BeefPoint em 2000.
18h – encerramento do evento.