Representantes de entidades do setor produtivo de Mato Grosso estiveram reunidos nesta terça-feira (10.07), na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), para discutir a viabilidade de escoar a produção de grãos da região médio-norte do estado pelo porto de Santana, no Amapá.
Conforme explica o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, o escoamento por esta via será possível a partir da conclusão do asfaltamento da BR-163 até Santarém, no Pará, o que deve ocorrer no final do próximo ano. “Ainda faltam 580 km para serem asfaltados e o prazo para conclusão da obra é de dezembro de 2013. Só a partir daí será viável escoar a produção de 17 municípios da região médio-norte de Mato Grosso pelo porto de Santana (AM), via porto de Miritituba, no Pará”, explica.
Romanini destaca ainda que o porto de Santana “é uma rota para o futuro, pois há a possibilidade de utilizá-lo tanto para exportações quanto para importações, ou seja, levamos nossos produtos e também podemos trazer para Mato Grosso insumos agrícolas, maquinário, entre outros”.
O Sistema Famato é a união da Famato, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e dos 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso.