Nesta quarta-feira (11.07) começa o ciclo de palestras com o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, sobre “Os novos desafios do agronegócio”. A primeira cidade a recebê-lo será Juína. No dia seguinte (12.07) será a vez do município de Aripuanã sediar o evento que é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). A participação é gratuita e tem como foco levar conhecimento para produtores rurais, acadêmicos, imprensa, formadores de opinião, líderes, técnicos, empresários e representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
“O agronegócio pode crescer ainda mais, mas precisa ser bem trabalhando tanto o lado mais competitivo do produtor quanto do governo que deve estimular a produção agropecuária. O governo demonstra interesse em ajudar, mas não tem mais capacidade operativa. E as empresas estão fazendo este papel, mas precisam ter garantias de que as políticas públicas funcionem”, informa Alysson Paolinelli.
Segundo ele, a palestra tem como objetivo mostrar a evolução do agronegócio e como os produtores devem enfrentar os problemas de dentro e de fora da porteira. “Dentro da porteira vamos buscar mais tecnologia, produtividade, melhorar nosso sistema produtivo, aperfeiçoar a gestão. Fora da fazenda precisamos de mais políticas públicas. Elas ainda não funcionam bem. O crédito precisa melhorar. Outro problema é o seguro rural. A atividade agropecuária tem riscos muito grandes. O seguro existe, mas o acesso é insuficiente, inadequado. O terceiro problema é a comercialização. Vou abordar sobre armazenamento, processamento, logística, transporte, facilidades portuárias”, relata Paolinelli.
O ex-ministro destaca também a necessidade de o setor produtivo se organizar: “Somos um touro e não sabemos nossa força. Temos que nos organizar, nos mobilizar a favor do setor. Dentro da fazenda estamos fazendo o dever de casa, mas fora estamos perdendo ainda”, acrescenta.
Com o ciclo de palestras, a Famato e o Senar-MT pretendem levar conhecimento aos municípios mais distantes de Mato Grosso. “Queremos democratizar o acesso à informação e permitir que todos os produtores rurais adquiram conhecimento. Esse é o nosso papel”, ressalta o presidente das duas entidades, Rui Prado.
Experiência – Alysson Paolinelli é engenheiro agrônomo, produtor rural e ex-ministro da Agricultura da década de 70. Naquele período, Paolinelli supervisionou a criação e implementação da Embrapa no Brasil – fundação de pesquisa responsável por viabilizar a agropecuária do Cerrado e a autonomia brasileira na produção de alimentos. Foi a partir deste trabalho e de outros que o país passou a ser exportador. Por conta disso, Paolinelli é uma autoridade respeitada e admirada pelos produtores rurais de todo o país.
Confira a programação completa com os contatos para mais informações:
11.07 – Juína
Hora: 20h
Local: Auditório da Ascom
Informações: (66) 3566-4107
12.07 – Aripuanã
Hora: 19h30
Local: Auditório do Centro de Educação Continuada Dardanelos
Informações: (66) 3565-2234
24.07 – Alta Floresta
Hora: 19h00
Local: Auditório da CDL (avenida do aeroporto)
Informações: (66) 3521-2321
25.07 – São José do Xingu
Hora: 19h30
Local: Feira Coberta de São José do Xingu
Informações: (66) 3568-1253