Primavera do Leste sedia a 61ª edição do SIMPAS – Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola Sustentável, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEAPL) da cidade. O evento começou segunda-feira (02.07) e segue até amanhã (04.07). Temas como tecnologia e gestão no agronegócio, mercado e boas práticas para o uso de fertilizantes, sistemas de produção no Cerrado e Sistema de Integração Lavoura Pecuária (ILP) dentre outros serão abordados. Na quarta-feira (04.07), o diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Seneri Paludo apresenta a palestra "Cenário das commodities agrícolas", às 8h. Em seguida, às 8h50, o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Otávio Celidonio, falará sobre "Custos de Produção da Soja, do Milho e do Algodão".
Além das palestras haverá debates, painéis e estudos de casos. O evento é voltado para profissionais da área e estudantes e é promovido pela AEAPL em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM), Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) e International Plant Nutrition Institute (IPNI).
As inscrições custam R$ 90,00 para profissionais e R$ 50,00 para estudantes, com direito a coffee breack e almoço no local. As vagas são limitadas. Mais informação pelos telefones (66) 3498-1289 e (66) 9615-4011.
Programação:
Terça-feira – 03.07
8h – PAINEL: GESTÃO DE SOLOS;
8h05 – Palestra 1: David Roquetti – ANDA – "Mercado de Fertilizantes";
8h50 – Palestra 2: Jairo Mazza – Esalq USP – "Uso e conservação dos solos";
9h35 – Palestra 3: Eros Francisco – IPNI – "Boas práticas para o uso de fertilizantes";
10h20 – Intervalo;
10h40 – Palestra 4: Leandro Zancanaro – FMT – "Sistemas de Produção no Cerrado";
11h25 – Debate: Moderador Evaldo Takizawa – Ceres Consultoria Agronômica;
12h00 – Almoço;
13h30 – PAINEL: DEFESA VEGETAL;
13h35 – Palestra 1: Paulo Cesar Bettini – Terra Pesquisa e Treinamento Agrícola – "Tecnologia de Aplicação";
14h20 – Palestra 2: Mauricio Meyer – EMBRAPA – "Doenças em grandes cultivos – Soja";
15h05 – Palestra 3: André Kraide Monteiro – AEAPL – "Biotecnologia para o futuro";
15h50 – Intervalo;
16h10 – Palestra 4: Walter Valverde – CEARPA e CREA MT – "Papel do Canal de Distribuição na assistência técnica e Ética na prescrição da Receita Agronômica";
16h55 – Debate: Moderador José Annes Marinho – ANDEF.
Quarta-feira – 04.07
8h00 – PAINEL – MERCADO;
8h05 – Palestra 1: Seneri Paludo – FAMATO – "Cenário das commodities agrícolas";
8h50 – Palestra 2: IMEA – "Custos de Produção – Soja, Milho e Algodão";
9h35 – Palestra 3: José Américo Rodrigues / Paulo Campante – ABRASEM – "O Sistema Brasileiro de Sementes";
10h20 – Intervalo;
10h40 – Palestra 4: Rodrigo Paniago da Silva – Bio Energias Agro – "Cenário da Agroenergia no campo";
11h25 – Debate: Moderador Jairo Roberto Mendonça Lyra – UNIC;
12h00 – Intervalo;
13h30 – PAINEL: INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA;
13h35 – Palestra 1: Matheus Arantes – Boviplan – "Situação e desafios para;
implantação do Sistema de Integração Lavoura Pecuária";
14h20 – Palestra 2: Osmar Szenczuk – OS Consultoria – "Estudo de caso: Fazenda Copacabana";
15h05 – Palestra 3: Fabio Melo – Ceres Consultoria – "Estudo de caso: Fazenda Agrochapada";
15h50 – Intervalo;
16h10 – Palestra 4: Augusto Cesar P. Ferraz Junior – Boviplan – "Visão do Pecuarista e do Agricultor frente a Integração Lavoura Pecuária";
16h55 – Debate: Moderador Marco Antonio Miranda Soares Junior – Zoofort;
17h30 – Encerramento.