Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) se reuniram ontem (18.06) com o governador do Estado, Silval Barbosa, para tratar de diversos assuntos pertinentes à cadeia produtiva. Segundo o presidente da Famato, Rui Prado, a reunião foi muito produtiva. “Foi uma das nossas melhores reuniões por conta das atitudes pró-ativas demonstradas pelo governador durante o encontro para atender as demandas do setor agropecuário”, afirma Prado.
Entre os temas discutidos estava a inclusão da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) e da Associação dos Criadores (Acrimat) na composição do conselho do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) e a retomada das reuniões. O governador acatou o pleito do setor produtivo e informou que dentro de alguns dias o secretário de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves de Souza Neto, entrará em contato com a diretoria da Famato para dar os devidos encaminhamentos.
A Famato também solicitou mais recursos para o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Rural), tendo em vista o crescimento econômico de Mato Grosso. Além disso, os recursos dos primeiros quatro meses do ano disponibilizados pelo Fundo ao setor rural não foram suficientes. “O governador informou que está tratando do assunto junto com o Ministério da Fazenda e o Banco do Brasil. Ambos sinalizaram aumento do recurso e criação de novas linhas de crédito”, explica Prado.
ICMS – Em acordo anterior realizado com a Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT) não seriam cobrados o ICMS do frete, porém a Famato recebeu diversos relatos de que esta cobrança estava acontecendo. Sobre este assunto o governador disse que já comunicou à secretaria e o problema foi resolvido. Além disso, ele irá se pronunciar sobre a redução do ICMS do boi.
A Famato representa os 86 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato.