A comitiva da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participa da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a partir do dia 19 com objetivo de mostrar, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que se destaca por sua produtividade respeitando o meio ambiente. O presidente da Famato, Rui Prado, fará uma palestra sobre a “Agropecuária Sustentável de Mato Grosso”, no estande dos governos da Amazônia Legal, no parque dos Atletas, no dia 20, mas antes passará pelo estande AgroBrasil, no Pier Mauá, para acompanhar o lançamento da proposta de APP Mundial.
“A produção agropecuária de Mato Grosso é referência em qualidade, produtividade e sustentabilidade. O mundo precisa saber que temos 62% do território estadual preservado. Nenhum outro País com destaque na agropecuária pode afirmar que preserva o meio ambiente como nós”, afirma o presidente da Famato, Rui Prado, que representa 86 sindicatos rurais do Estado em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
No espaço AgroBrasil, liderado pela CNA, no Pier Mauá, a comitiva da Famato acompanhará, no dia 19 de junho, o lançamento da proposta de criação da área de preservação permanente mundial (APP Mundial) que, também será discutida no dia seguinte (20), em uma audiência pública conjunta das Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), do Senado.
Durante o Seminário de Governança Climática que acontece no dia 20, a partir das 15h, a comitiva do Estado de Mato Grosso participará também da apresentação da Plataforma de Negócios com bens serviços ambientais e ecossistêmicos baseado no modelo do Instituto Ação Verde, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). A CNA decidiu lançar o trabalho como uma ferramenta para a implantação da Economia Verde voltada para a elaboração de projetos de carbono e relatórios de monitoramento e de certificações. Por meio desses serviços todos os setores da economia poderão ser assessorados para realizar operações envolvendo créditos de carbono.
Pier Mauá S/A
Avenida Rodriguez Alves, 10 Praça Mauá – Rio de Janeiro (RJ)
Entre os armazéns 01 e 02 (área externa)
De 13 a 22 de junho entre as 11h e 19h
O estande é aberto ao público.
Acesse a programação completa em http://www.canaldoprodutor.com.br/rio20/pt/programacao/