O deputado federal de Mato Grosso, Homero Pereira, tomou posse na quarta-feira (13.06) como presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, e comitiva prestigiaram a cerimônia de posse realizada em Brasília.
Homero Pereira assumiu a vaga deixada pelo deputado Moreira Mendes. Ele foi escolhido no dia 22 de maio para o cargo no qual permanecerá por dois anos. A FPA é formada por 237 deputados federais e 15 senadores que defendem os interesses dos produtores rurais brasileiros. Vale lembrar que Pereira já foi presidente da Famato entre 2004 e 2007.
O parlamentar ressaltou que "pretende trabalhar uma política agrícola consistente para que os produtores possam ter garantias a médio e longo prazo e ainda melhorar a comunicação entre produtores e sociedade".
Segundo o presidente da Famato, Rui Prado, ter um parlamentar de Mato Grosso na presidência da FPA contribuirá para a aproximação entre os produtores rurais do estado e o congresso federal. "O deputado Homero Pereira sempre foi parceiro dos produtores rurais do estado. Sua atuação como presidente da FPA será de fundamental importância para melhorar as discussões no congresso dos assuntos relacionados ao campo".
Da Famato também estiveram presentes na cerimônia de posse o diretor de relações institucionais, Rogério Romanini, o diretor executivo, Seneri Paludo, o vice-presidente da região médio-norte, José Guarino Fernandes, a assessora parlamentar Aylla Kipper, o presidente do Sindicato Rural de Campo Verde, Luiz Fernando Silva Guerreiro, e o presidente do Sindicato Rural de Juína, George Diogo Basílio.
A Famato é a entidade que reúne os 86 sindicatos rurais de Mato Grosso. Junto com o Senar-MT e o Imea, forma o Sistema Famato.