A região nordeste de Mato Grosso desponta como a nova fronteira agrícola do estado, concentrando 18,9% da produção de soja e 7,5% de milho na safra 2011/2012, segundo dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Para acompanhar este crescimento, os Sindicatos Rurais da região sentem a necessidade de se reestruturar, capacitar seus dirigentes e colaboradores e definir metas de trabalho. Para atender essa demanda, a região recebe neste mês a quarta rodada do Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS), maior programa que a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) desenvolveram diretamente para os Sindicatos Rurais do estado.
Nesta terça-feira (12.06) e quarta-feira (13.06) acontece a etapa de capacitação de dirigentes e colaboradores. A partir da próxima quinta-feira (14.06), a equipe do PDS, formada pela analista sindical do Núcleo Técnico da Famato, Diana Maia, o gestor do programa Sindicato Forte, Ademar dos Anjos, e o supervisor do Senar-MT na regional de Barra do Garças, Rafael Fabri, passará pelos nove Sindicatos Rurais da região para realizar a etapa de planejamento estratégico.
O vice-presidente da Famato da região nordeste e presidente do Sindicato Rural de Canarana, Marcos da Rosa, destaca que a maioria dos sindicatos da região tem bastante representativa dentro de seus municípios e oferecem serviços aos associados como plano de saúde, serviço de contador e descontos no comércio local. Mas, segundo ele, boa parte esbarra na falta de direcionamento de seus trabalhos para melhorar a atuação. "Nós percebemos que o que falta na maioria dos sindicatos é direcionamento estratégico e comunicação para atrair os produtores para dentro da entidade e divulgar as ações do sindicato e da Famato em prol dos seus interesses".
Na abertura do PDS em Barra do Garças, o presidente da Famato e do Senar-MT, Rui Prado, apresentou os produtos do programa que auxiliarão a gestão dos sindicatos. São eles: Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS), Sindicato Forte, Município em Números e o Manual de Boas Práticas Sindicais. Prado destacou, em particular, o Pauta Pronta que reúne todos os meses os assuntos mais discutidos na Famato e no setor agropecuário. O material é encaminhado aos sindicatos como uma sugestão para ser utilizado nas reuniões de diretoria e também com os sócios. "Esta é uma ferramenta que pode auxiliar os Sindicatos Rurais na elaboração das pautas das reuniões. É importante frisar que é uma sugestão da Famato e que serve para os sindicatos ficarem por dentro de todos os assuntos relevantes que são de interesse de todos os produtores rurais do estado", explica.
Cursos – O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, lembrou que os sindicatos da região contam com a parceria da entidade nos cursos oferecidos aos produtores e trabalhadores rurais. "Neste ano já foram realizados 134 cursos na região nordeste, capacitando duas mil pessoas. Até o final do ano, o objetivo é promover mais 147 treinamentos com a participação de mais 2.200 pessoas", comenta Mattosinho.
O PDS tem como objetivo capacitar dirigentes e colaboradores sindicais para prepará-los para a tomada de decisões em prol da gestão sindical. Até agora 33 municípios de Mato Grosso nas regionais de Colíder, Sorriso e Rondonópolis receberam o PDS e até o final deste ano, todos os 86 sindicatos passarão pelo plano.
A Famato é a entidade que reúne os 86 sindicatos rurais de Mato Grosso. Junto com o Senar-MT e o Imea, forma o Sistema Famato.
Acompanhe todas as informações sobre o PDS pelo Blog da Famato. Clique AQUI.
Programação
Dias 12 e 13.06
Capacitação dos Dirigentes e Colaboradores em Barra do Garças;
Dia 14.06
Manhã – Planejamento Estratégico no Sindicato Rural de Barra do Garças;
Tarde – Planejamento Estratégico no SR de Nova Xavantina;
Dia 15.06
Manhã – Planejamento Estratégico no Sindicato Rural de Campinápolis;
Tarde – Planejamento Estratégico no Sindicato Rural de Água Boa;
Dia 1806
Planejamento Estratégico no Sindicato Rural de Gaúcha do Norte;
Dia 19.06
Planejamento Estratégico no Sindicato Rural de Canarana;
Dia 20.06
Planejamento Estratégico no Sindicato Rural de Cocalinho;
Dia 21/06
Planejamento Estratégico no Sindicato Rural de Torixoréu.