A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Logotipo
Logotipo
Logotipo Logotipo Logotipo Logotipo
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

  • SENAR MATO GROSSO
  • IMEA
  • SINDICATOS RURAIS
  • AGRIHUB
Logotipo Famato
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

04/06/2012

Novo terminal ferroviário em MT deve aliviar custos com frete

Fonte: siteadmin
Post Image

A chegada dos trilhos da Ferronorte até Itiquira, a 325 quilômetros de Cuiabá, está promovendo o desenvolvimento econômico da região, principalmente no agronegócio. O maior impacto para o setor é na redução do custo do frete. Em geral, o transporte ferroviário é 25% a 30% mais econômico do que o rodoviário. O terminal, que tem capacidade de embarque de 1,2 mil toneladas por hora e funciona desde abril em caráter experimental, já está gerando benefícios para os mais de 300 produtores da região.

Na ponta do lápis, a agricultora Maria Anita Zambone conta que está ganhando pelo menos R$ 2 por saca de soja utilizando o sistema ferroviário para escoar a produção, ao invés de investir no frete rodoviário. "Antes, para fazer com que o produto chegasse até Rondonópolis tínhamos uma rentabilidade de R$ 54/saca. Na semana passada chegamos a comerciar a saca a R$ 56. A economia do frete reflete em lucro para o produtor", frisou.

Além disso, ela pontua que já observou crescimento em outros setores da economia. O prefeito do município Ernani Sander afirma que já foram criados cerca de 1,5 mil empregos e foram emitidos 195 alvarás de funcionamento para pequenas e médias empresas. "Com a ferrovia a transformação da cidade e região é notória". Segundo ele, empresas de insumos agrícolas já estão viabilizando a implantação no município. Sander pontua que além da agropecuária, a cidade tem potencial turístico. "O que está faltando é mais recurso para continuar com os investimentos".

Em solenidade durante inauguração oficial do terminal, neste sábado (2), o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, ressaltou que a captação de recursos é um desafio para os gestores. "Quanto mais o estado cresce mais recursos precisamos para promover outras melhorias, como na saúde e educação".

Na ocasião, o ministro de Transportes Paulo Sérgio Passos reiterou o compromisso do Governo Federal em manter os investimentos para Mato Grosso. "Iniciamos agora os estudos para a construção da ferrovia que ligue Cuiabá a Lucas do Rio Verde, num trecho de mil quilômetros", contou.

De acordo com ele, além do sistema ferroviário há melhorias nas rodovias do estado. "Temos a BR-163 na região de Rondonópolis que está sento duplicada, a BR-158 onde está ocorrendo o recapeamento asfáltico e ainda tem a pavimentação na BR-242".

Para o senador mato-grossense Blairo Maggi, além da liberação de mais recursos, o governo federal precisa estudar uma melhor forma para disponibilizar a verba para o estado. "Estamos em uma região muito grande, com alto potencial produtivo, mas com uma população pequena se comparada de outras regiões. Isso atrapalha a disponibilização dos recursos, que é condizente com o tamanho populacional".

O terminal

O terminal de Itiquira, que recebeu investimentos na ordem de R$ 50 milhões, tem capacidade estática de 100 mil toneladas. Somam aproximadamente 6 quilômetros de extensão em uma área de quase 70 hectares.

"A unidade conecta a ferrovia á rodovia MT-229, direcionando o escoamento da produção para o Porto de Santos, em São Paulo", afirma o presidente da Seara, empresa responsável pelo terminal, Santo Zanin.

Malha Ferroviária

O trecho Itiquira até Alto Araguaia integra o chamado projeto Expansão ALL Malha Norte, que prevê o alongamento da ferrovia até Rondonópolis, numa extensão de 148 quilômetros.

A previsão é que o terminal de Rondonópolis seja inaugurado no início do próximo ano. Ao todo, foram investidos R$ 700 milhões nesse projeto. Agora em Mato Grosso, somam três terminais ferroviários.

Além de Itiquira, as demais unidades estão localizadas nos municípios de Alto Araguaia e Alto Taquari, em um percurso de 212 quilômetros de trilhos.

  • Política de Privacidade
  • e-FAMATO
  • Leiloeiros
  • Webmail
Ícone Whatsapp Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Youtube Ícone Linkedin Ícone Twitter
Logotipo Sistema Famato

Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n. Centro Político Administrativo CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT

famato@famato.org.br
(65) 3928-4400
2025 Sistema Famato. Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Necessário
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
SALVAR E ACEITAR