O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, participa do "Encontro de Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Brasileira para a Rio+20" em Manaus, que começou nesta quarta-feira (30.05). O evento conta com a presença de líderes governamentais, sociedade civil e integrantes dos grupos majoritários dos nove estados da Amazônia Legal. No dia 1º de junho, último dia do evento, haverá o Fórum dos Governadores da Amazônia.
"Queremos discutir um Código Florestal Mundial. O Brasil não deve ser o único país a ter uma agenda de compromissos com o meio ambiente, já que este tema não obedece fronteiras entre países. Se queremos garantir o futuro das próximas gerações temos que ampliar essa discussão. Pelo desenvolvimento que a atividade nacional conquistou na produção de alimentos de forma sustentável, podemos liderar este debate. E Mato Grosso é exemplo, destacando-se por uma agropecuária moderna aliada a preservação ambiental, mantém 62% de sua área intacta", afirma Rui Prado.
O objetivo deste encontro é consolidar o documento "Carta da Amazônia Brasileira para a Rio+20", apresentar propostas e assumir compromissos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
A Famato é a entidade que representa os 86 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato.