Discutir a fundo o diagnóstico da produção do leite é a proposta do 1º Seminário da Cadeia Produtiva do Leite na Região Sudoeste de MT que está sendo realizado pelo Sindicato Rural de Cáceres, em parceiria com a Unemat, IFMT, produtores rurais, comércio e indústria. O evento é aberto também a universitários de cursos ligados a agropecuária.
O seminário será aberto hoje a noite no auditório do Parque de Exposições e Eventos. A programação prossegue durante todo o dia 26 (sábado), com palestras e debates. O diagnóstico feito pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite) será apresentado pelo analista de pecuária da Famato, Carlos Augusto Zanata e discutido de forma minuciosa. O interesse do sindicato é ouvir do produtor as suas demandas e opiniões, e dos profissionais técnicos, as propostas de soluções para os problemas.
A apresentação do diagnóstico mostrará o cenário atual do setor e as perspectivas futuras. Do seminário devem sair propostas de ações de melhorias para a produção de leite na região, como o fortalecimento de pastagens através de novas tecnologias de fertilização, além da tecnologia usada a favor do melhoramento genético -soluções que levam à melhora da qualidade e da quantidade de produção. O vice-presidente do Sindicato, Jeremias Pereira Leite, está na organização do evento e já deu início aos contatos com produtores e sindicatos de toda a região.
O Sindicato Rural de Cáceres, incentivador tanto da economia como a relação de identidade de sua população com seu município, através de parceria com instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, deseja trazer informações para melhoria das condições da agropecuária local.
O Seminário tem o objetivo de Promover a reflexão sobre os desafios e oportunidades da cadeia produtiva do leite no desenvolvimento rural e estimular à participação de produtores e profissionais da área para discutir e propor novas ações para melhorar a cadeia produtiva do leite.
O público alvo será os profissionais da área, produtores rurais e acadêmicos da área de agrárias.
Programação do Seminário
25 de maio de 2012
19h30min – Abertura
20h às 21h : Carlos Augusto Zanata/ FAMATO – Diagnóstico da cadeia produtiva do leite no Estado de Mato Grosso.
21h às 22h: Paulo Ribeiro de Barros/IFMT – Manejo de Pastagens e produção de leite.
26 de maio de 2012.
8h às 9h: Paulo Roberto Bilégo –SEDRAF- Ações para melhoria da cadeia produtiva do leite na região de Cáceres.
9h15 às 10h15: Milson Serafim/IFMT – Fertilidade Solo e Nutrição de Pastagens para Produção de Leite .
10h15 às 11h15: Irezê Morais Ferreira/EMPAER/ – Dados da Cadeia Produtiva do Leite na Região Sudoeste de Mato-Grosso.
11h15 às12h: James Frank Cabral/FASE-Produção de leite na região de Cáceres de MT.
Almoço
14h às 15h30: Painel – Alessandro Casado /Presidente da Associação de Leite de Mato Grosso Depoimentos de pecuária de leite na região sudoeste.
15h30: Paulo Ribeiro de Barros/IFMT – Melhoramento genético para a produção de leite
16h: Considerações finais e ações futuras.
Encerramento