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24/05/2012

Produtor antecipa compra de adubo e evita dólar caro

Fonte: siteadmin
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Os agricultores de Mato Grosso, principal Estado produtor de grãos, já negociaram 83% do adubo que vão usar na safra 2012/13. No mesmo período do ano passado, esse índice era de 74%.

Essa antecipação de compra feita pelos agricultores é apontada também pelas indústrias do setor, que, nos quatro primeiros meses deste ano, entregaram 6,9 milhões de toneladas, 8,3% mais do que de janeiro a abril de 2011, segundo a Anda.

A soja teve boa evolução de preço em março e em abril, o que animou o produtor a aumentar as vendas futuras da oleaginosa e a antecipar as compras de insumos, segundo Otávio Behling Junior, analista de custos de produtos do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Os produtores do Estado já comercializaram 45% da soja que deverá ser semeada no segundo semestre do ano.

Quem não antecipou as compras desembolsará mais. Os preços do adubo subiram entre 15% e 20% em dólar de março a abril, dependendo do produto, e a moeda norte-americana está em alta.

O governo incentiva a venda de carro, mas e o combustível?

Os novos incentivos do governo ao setor automobilístico vão auxiliar as indústrias a desovar os estoques acumulados nós últimos meses.

O incentivo poderá fazer o setor negociar acima de 900 mil veículos nos próximos três meses. Mas, para isso, o governo abdicará de R$ 2,7 bilhões em tributos.

O problema é que há incentivo à indústria automobilística, mas se mantém inalterado o quadro de oferta de combustível.

A produção anual de etanol hidratado fica praticamente estagnada nos 12 bilhões de litros por safra, e o abastecimento deverá ser complementado com mais importação de gasolina.

Os R$ 2,7 bilhões em renúncia fiscal ao setor automobilístico representariam R$ 0,22 por litro de etanol hidratado produzido durante a safra, valor que tiraria a pressão dos custos do etanol.

Pressionado pela falta de margem, devido ao preço controlado da gasolina, o setor sucroalcooleiro não tem feito investimentos para elevar a produção de álcool.

Além disso, a safra deste ano começa com o mesmo cenário de pouca oferta de cana de 2011: as usinas vão continuar com ociosidade e elevação de custos, fugindo dos investimentos.

O país corre o perigo de elevar as vendas de carros, aumentar a inadimplência no setor e, de quebra, não ter oferta regular de combustível para impulsionar a frota.

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