No “Seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2012 e 2013”, que aconteceu terça-feira (22/05) em São Paulo, o Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Tibério da Rocha afirmou que o próximo Plano Safra – a ser anunciado em meados de junho – trará algumas novidades. “Vamos aperfeiçoar o programa de apoio ao médio produtor, aumentar as linhas para o cooperativismo, hortigranjeiros e ao Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC)”, disse.
Rocha não antecipou os volumes de recursos que serão ofertados para a próxima safra, mas sinalizou que o Ministério estuda redução de juros, em especial, para os para os médios produtores, que poderão ser contemplados com linhas de financiamentos e taxas entre 2% e 6,75% ao ano. “Nosso objetivo é criar as melhores condições para que a produção de grãos continue crescendo e atinja 172 milhões de toneladas em 2021”, diz.
O seminário sobre perspectivas para o agronegócio é realizado pela BM&F em parceira com o Ministério da Agricultura e em sua décima primeira edição discute o panorama mundial e os cenários da economia brasileira, bem como as oportunidades do agronegócio brasileiro no mercado mundial.