O presidente do Sistema Famato, Rui Prado, receberá nesta terça-feira (22.05), às 20h, em Brasília, o prêmio “Cultivador”. A homenagem é feita pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) em reconhecimento às pessoas que contribuem para o desenvolvimento da agricultura nacional. A entrega ocorrerá durante a solenidade de posse da nova diretoria da Aprosoja Brasil para o próximo biênio (2012/2014).
“Para mim é um orgulho receber esta homenagem, dada a importância que a Aprosoja Brasil alcançou no cenário mundial da soja. Não tenho certeza da minha contribuição para o desenvolvimento da agricultura brasileira, sei apenas que dou o máximo de mim para representar bem o setor e, em especial, o agronegócio mato-grossense. Produzir alimentos não é uma tarefa fácil. Nós, produtores, ainda dependemos de melhorias na infraestrurura e logística para escoar nossa produção. Cada vez mais acredito que somente com a união dos produtores, por meio de associações, como a Aprosoja Brasil, a Aprosoja-MT e a Famato, teremos condições de lutar pela atividade rural”, afirma Prado.
Natural de Campo Grande-MS, Rui Prado é produtor rural e tem formação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). No período de 2005 a 2007 foi presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), sendo um dos produtores rurais fundadores da entidade. Também atuou como presidente da Aprosoja Brasil no triênio 2007/2010. Atualmente, além de presidente do Sistema Famato, ele preside a Câmara Setorial da Soja, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Comitê Assessor Externo (CAE), da Embrapa Soja de Londrina-PR, o Conselho Deliberativo do Senar Nacional e é membro titular do Conselho Deliberativo do Sebrae-MT.
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) representa os 86 sindicatos rurais existentes no estado. Junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), forma o Sistema Famato.