O município de Alta Floresta, 800 km ao norte de Cuiabá, sedia a partir desta segunda-feira (21) a 26ª feira agropecuária, a ExpoAlta. Conhecido pela sua origem na extração de madeira e de minerais, o município passou a ter como principal atividade econômica a pecuária de corte. Atualmente a cidade conta com um plantel de 838,9 mil cabeças de gado, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
O analista de mercado do Instituto Mato-grossense de Econômia (Imea), Carlos Ivan, explica qual foi o fator que impulsionou a pecuária no município."Após o declínio da indústria madereira, a pecuária de corte tornou-se importante para o município. Hoje a atividade é fundamental para o desenvolvimento de Alta Floresta", explicou.
Em 2002, o município tinha um rebanho estimado em 657,9 mil cabeças de gado, que em 10 anos apresentou um crescimente de pouco mais de 47%. Hoje a atividade corresponde por 25% da soma de todas a riquezas do município, o chamado Produto Interno Bruto (PIB), representando um valor de R$ 144,963 mil.
"A pecuária é muito importante para nós. Cerca de 95% do agronegócio do município está concentrado na pecuária. Alta Floresta possui três grandes plantas de frigoríficos que são muito boas", observou o presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta, William José Lima.
De acordo a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), somente em 2011 mais de 157 mil cabeças de gado foram abatidas na cidade, 3,2% de tudo o que foi abatido no estado.
ExpoAlta
A feira agropecuária ocorre no Parque de Exposições do município entre os dias 21 a 27 de maio. A ExpoAlta terá estrutura de parque de diversões, arquibancadas, arena, palco, camarotes para shows e rodeios.