As exportações brasileiras de carne de frango continuam “namorando” a marca dos 4 milhões de toneladas em um período de 12 meses. Mas também permanecem em evolução e, com isso, aproximam-se cada vez mais do “volume mágico” – previsto há um bom tempo, mas difícil de ser alcançado diante dos rumos da economia.
Registre-se, assim, que depois de ter atingido o recorde de 3,976 milhões de toneladas nos 12 meses completados em janeiro deste ano e sofrido uma redução no mês seguinte, fevereiro, os embarques do bimestre março-abril voltaram a apresentar dois sucessivos recordes.
Dessa forma, o maior volume até aqui acumulado em um espaço de 12 meses ocorreu em abril passado, quando foram atingidos perto de 3,990 milhões de toneladas, o que significa que faltam cerca de 10 mil toneladas para que se alcance a aguardada marca.
Aliás, se neste terceiro bimestre de 2012 for mantida a mesma média do bimestre anterior (perto de 700 mil toneladas em março/abril), os 4 milhões de toneladas serão superados neste semestre.