As culturas de algodão e milho 2ª safrinha 2011/2012 podem ter produtividade acima do estimado. A perspectiva é decorrente às chuvas que em Mato Grosso caíram na última semana de abril. No caso do algodão a estimativa, por conta do clima favorável, é em média de 300 arrobas por hectare e do milho 110 sacas. As colheitas estão previstas para iniciar em junho (algodão) e julho (milho). As projeções são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e dos próprios produtores.
De acordo com o gestor do Imea, Daniel Latorraca, as chuvas no final de abril vieram para contribuir com as culturas e proporcionar segurança de boa produtividade. "A chuva veio como esperávamos. Todavia, com as chuvas que caíram na semana anterior essa estimativa pode aumentar, mas para isso temos de esperar a colheita iniciar", diz Latorraca.
Quanto ao algodão a estimativa a principio é de 238/arroba por hectare, ou seja, 3.563 quilos por hectare. Segundo dados do Imea, são esperadas uma produção de 2,545 milhões de toneladas de algodão em caroço, do qual após beneficiamento 992,8 mil toneladas são em pluma.
A colheita da primeira safra do algodão está prevista para iniciar em junho. Conforme o produtor e presidente do Sindicato Rural de Sapezal, Cláudio José Scariote, o algodão já entrou em fase de soltar as primeiras maçãs. Ele comenta que a chegada das primeiras frentes frias traz tranqüilidade para os cotonicultores de que as chuvas encerraram. "Se continuasse a chover era motivo de preocupação”. Em Sapezal, maior produtor de algodão do Estado, a perspectiva de colheita é de 280/arroba a 300/arroba por hectare, como revela Scariote. “Agora em maio as maçãs começam a se soltar e por volta do dia 4 de junho entramos com as máquinas nas lavouras".
Milho
"Para o milho safrinha inicialmente tínhamos uma perspectiva de 74 sacas de milho por hectare, porém revimos e chegamos a 78 saca. Para o milho as chuvas foram muito importantes e agora é só aguardar a colheita", diz o gestor do Imea. Segundo a estimativa da entidade divulgada no início de abril era de 11,734 milhões de toneladas de milho safrinha. Colheita iniciará em julho.
Sorriso liderou a área plantada de milho safrinha 2011/2012 com 380 mil hectares. Ao todo no Estado 2,504 milhões de hectares foram semeados. "Nos primeiros milhos a serem colhidos em Sorriso esperamos, por conta destas chuvas, do plantio iniciado no tempo certo e da tecnologia, de 100 a 110 sacas por hectare", comenta o produtor e presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Pedro Lenz. Ele comenta que já para a reta final da colheita acredita-se em 80 sacas.
Quanto aos preços futuros do milho que será colhido, Lenz comenta que este nos últimos meses recuaram 20%, porém "com a quebra da safra no sul do Brasil e da Argentina a tendência é aumentar quando a colheita iniciar". "O milho safrinha está vivendo a mesma situação da soja. Quando a colheita iniciou os preços estavam baixos e depois aumentaram por conta das quebras".