Após mais de um mês de espera, o terminal intermodal da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte, em Itiquira (362 km ao sul de Cuiabá) pode entrar em operação na próxima semana. O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Minerais Renováveis (Ibama), Fernando Marques, assinou na tarde de ontem a Licença de Operação (LO) para o trecho. Esse era o único entrave para o funcionamento do complexo que está pronto desde o início de março. A informação foi confirmada ontem pela Secretaria-extraordinária de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit).
Passado essa fase, a meta agora é a conclusão do trajeto até a cidade de Rondonópolis, segundo o secretário da pasta, Francisco Vuolo. A liberação da LO, lembra Vuolo, foi negociada com o Ibama na semana passada pelo próprio governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, em audiência que contou com a participação da bancada federal do Estado, na sede do órgão, em Brasília. "A participação do governador Silval Barbosa foi decisiva", afirma o secretário.
O inicio das operações do terminal de Itiquira representa uma conquista importante para a região, que vai ganhar um novo impulso econômico e social. "Itiquira passa a ser também um polo de desenvolvimento", diz Francisco Vuolo.
Segundo os dirigentes da América Latina Logística (ALL), que detém a concessão da Ferronorte até Rondonópolis, após o recebimento da LO, o terminal poderá entrar em operação até em uma semana. A inauguração oficial, que deve contar com a presença da ministra Ideli Salvatti, acontecerá em maio, após o governador retornar da China.
Importância
A construção do complexo custou R$ 40 milhões e deverá movimentar 2,5 milhões de toneladas de grãos, óleo de soja e madeira ao ano. O empreendimento irá atender produtores da região sul de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul. Sua capacidade estática será de 100 mil toneladas/dia.
O terminal tem cerca de 6 km de extensão, com uma área de quase 70 hectares e será o terceiro complexo ferroviário no Estado. O primeiro foi inaugurado em 2001 no município de Alto Taquari.