Exposição de Pequenos Animais (Expopeq), realizada em sua 8ª edição junto com a Feira de Produtos da Agricultura Familiar, encerrou com bons índices de comercialização aos expositores. Evento terminou no último domingo (15) reuniu no Parque de Exposições Jonas Pinheiro mais de 2 mil animais de diversas espécies, como pôneis, minivacas, cães, ovelhas, cabritos, gatos, pássaros. Valores não foram divulgados.
Durante 4 dias de eventos foram realizadas provas hípicas, leilões de gado de leite, julgamento de ovinos e torneio de canto de pássaros. Produtos artesanais da agricultura familiar também foram expostos e comercializados no local. Diretor da Associação Mato-grossense dos Criadores de Ovinos (Ovinomat), Antônio Carlos Carvalho, diz que o número de visitantes foi equivalente ao de 2011.
Durante o evento também foi realizada uma reunião para discutir a instalação de um frigorífico de abates de ovinos e caprinos em Cuiabá. Investidores do Rio Grande do Sul prospectaram o mercado local e adiantaram a intenção de implantar uma unidade de abate destes animais no município de Campo Verde. "Eles têm todo o projeto pronto, só aguardam liberação da área pela prefeitura".
Na avaliação da produtora rural Zelair Martins, moradora da comunidade quilombola Morro Cortado, em Poconé, o saldo dos negócios realizados durante a feira foi positivo. Obteve lucro líquido equivalente a 25% do que costuma ter em um mês normal. "Vendemos tudo, não sobrou nada".