As exportações de soja do Brasil em março somaram 4,23 milhões de toneladas, registrando um novo recorde de embarques para o período, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nessa segunda-feira (02).
Os embarques de soja do Brasil cresceram 55 por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado, por conta de uma forte demanda da China e com o mercado sendo beneficiado por uma colheita antecipada este ano.
O volume exportado em março ficou dentro da expectativa, segundo reportagem da Reuters. A consultoria Informa Economics FNP havia previsto uma exportação no mês de pouco mais de 4 milhões de toneladas.
Normalmente, volumes superiores a 4 milhões de toneladas na exportação mensal só são vistos no pico do escoamento da safra, em maio e junho. O Brasil, segundo produtor global de soja, que poderá superar os Estados Unidos na exportação do grão na temporada 2011/12 , está no início do período de embarques mais fortes da oleaginosa.
Em fevereiro, a exportação de soja do Brasil havia somado 1,56 milhão de toneladas. O país ainda tem cerca de 25 por cento da área de soja para colher na temporada 11/12.