O FCO Itinerante dá início às atividades neste ano percorrendo 16 municípios do estado de Mato Grosso com o intuito de esclarecer as principais dúvidas dos produtores e incentivar o acesso às linhas de financiamento do FCO que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e sustentável dos municípios gerando emprego e renda.
Os primeiros municípios a receberem a caravana foram Pedra Preta (238 km ao Sul de Cuiabá) e Juscimeira (156 km de Cuiabá). Na oportunidade, os gestores explanaram as linhas de financiamento, segmentos disponíveis para acessar o crédito. As palestras abordaram temas desde a evolução da aplicação dos recursos, linhas de financiamento, beneficiários, atividades financiáveis, teto, limite financiável, encargos financeiros e o papel do governo de Mato Grosso na aplicação destes recursos.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Domingos Fraga Filho, o FCO Itinerante é um dos melhores projetos criados para propagar a informação fora dos grandes centros e incentivar a elaboração de projetos pleiteando o aporte financeiro. “Infelizmente muitas pessoas não sabem como acessar as linhas de financiamento do FCO e, graças ao FCO Itinerante, que é a forma mais democrática, facilita a compreensão e os produtores ficam mais à vontade para fazer as perguntas e viabilizar o recurso”, ressalta.
O assessor técnico e coordenador da Câmara de Política Agrícola e Crédito Rural (CPAVR), da Sedraf, Wilson Pereira, explica que é fundamental que o produtor esteja bem informado quanto à área de abrangência e atuação do FCO. “Quando citamos as linhas de financiamento, damos enfoque à redução de emissão de gases de efeito estufa na agropecuária (Programa ABC), que é uma novidade dentro do FCO Rural e uma prioridade de governo, que oferece o financiamento, entre outros itens: a recuperação da reserva legal, matas ciliares, Área de Preservação Permanente (APP), recuperação ou reforma de áreas pastagens degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), e a regularização fundiária e ambiental de imóveis rurais”, destaca Pereira.
A caravana do FCO Itinerante é composta pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-oeste (Sudeco), Sedraf, Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Banco do Brasil e Sebrae-MT.
São parceiros do evento as prefeituras municipais, os sindicatos rurais, as associações comerciais, câmaras de dirigentes lojistas (CDLs) e as câmaras de vereadores, entre outros. Os próximos municípios que receberão a caravana do FCO Itinerante são: 29/3 – Campinápolis; 30/3 – Santo Antonio do Leste; 12/4- Alto Paraguai; 13/4- Diamantino; 26/4 – Tangará da Serra; 27/4 – Barra do Bugres; 10/5 – Rosário Oeste; 22/5 – Poconé; 24/5 – Nova Maringá; 31/5 – Santo Antonio de Leverger; 5/6 – São José dos Quatro Marcos; 20/6 – Apiacás; 21/6 – Peixoto Azevedo e 29/6 – Gaúcha do Norte. (Com assessoria)