Para orientar os contadores sobre a Declaração de Imposto Territorial Rural (ITR), o gestor do Núcleo Administrativo e Financeiro da Famato, Hiram Franceschini Gomes, se reuniu quarta-feira (14.03) com profissionais da área que atuam na região de Cuiabá, na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Delegados das regionais do CRC de todo o Estado também participaram do encontro e retransmitirão as orientações para os contadores de suas respectivas cidades.
Esta foi a segunda reunião para discussão do assunto. A primeira aconteceu em fevereiro no município de Rondonópolis e a previsão é de que mais encontros sejam realizados em outros municípios de Mato Grosso.
Segundo Hiram Franceschini Gomes, os contadores são considerados fundamentais para orientar os produtores sobre como fazer a declaração corretamente, principalmente no Valor da Terra Nua Tributável (VTNT). “Sabemos de casos em que os produtores rurais estão declarando um valor irreal do praticado nas suas regiões e isso pode trazer problemas futuros. Muitos produtores têm dificuldades na hora de fazer a declaração, por isso estamos informando os contadores sobre os corretos procedimentos. Neste último encontro pudemos orientar os delegados do CRC que retransmitirão as informações aos profissionais de suas cidades”.
A Famato é a entidade que reúne e representa os sindicatos rurais de todo o Estado. Sua estrutura organizacional também inclui o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso). Esse conjunto de entidades forma o Sistema Famato.