O preço da arroba do boi gordo e da vaca gorda no pagamento à vista aos produtores de Mato Grosso registrou queda no mês de fevereiro em relação a janeiro. A queda registrada foi de 2,7% e 2,5% respectivamente, levando a média mensal a encerrar em R$ 84,50/arroba o boi gordo e R$ 78,70/arroba para a vaca gorda. As informações são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e a redução nas exportações é uma das influências para a questão, conforme aponta o setor produtivo.
De acordo com o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, existem vários fatores que pesam no preço da arroba. “Todavia o mercado e a concentração de frigoríficos, são os que mais pesam. Se as exportações caem, consequentemente a arroba também sofre queda em decorrência da demanda ser menor”.
Outro fator apontado por Vacari são as fusões realizadas entre os frigoríficos, o que acaba reduzindo as opções dos produtores na hora de comercializar os animais. Mato Grosso, segundo levantamento do Imea, encerrou 2011 com 37,6% da sua capacidade industrial frigorífica instalada em plena atividade, enquanto em 2010 a média anual havia sido 33,2%. “Nossa capacidade frigorífica está a todo vapor, porém esperamos que aumente ainda mais este ano”, comenta o superintendente da Acrimat.