As medidas para impulsionar a economia da região central do Brasil pautaram a primeira reunião do ano do Fórum das Entidades Representativas do Setor Produtivo do Centro-Oeste. O evento aconteceu dia 6 de março, em Campo Grande-MS. O fórum agrega as federações de comércio, indústria, agricultura e pecuária dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal. O presidente do Sistema Famato, Rui Prado, e o diretor executivo, Seneri Paludo, participaram do encontro que debateu, entre outros assuntos, o projeto Centro-Oeste Competitivo que irá mapear a estrutura logística da região e apontar quais os corredores que devem ser criados para facilitar o escoamento da produção.
A melhoria e ampliação da infra-estrutura logística foram apontadas como saídas para aumentar a eficiência da produção agropecuária. "O Centro-Oeste concentra a área de maior produção do país e precisamos transportar isso com mais eficiência, aumentando a competitividade brasileira no mercado externo", analisa Rui Prado, presidente do Sistema Famato.
Em documento enviado à presidência da República, os presidentes e representantes das federações solicitam intervenção junto ao Congresso Nacional para aprovação da PEC 215, que inclui dentre as competências exclusivas do Congresso Nacional a aprovação de demarcação das terras indígenas, estabelecendo que os critérios e procedimentos sejam regulamentados por lei.
Para o ministro da Agricultura e Pecuária, Mendes Ribeiro, o Fórum cobra aumento de investimentos na sanidade animal e vegetal, especialmente nas barreiras sanitárias que fazem divisa com Bolívia e Paraguai. "Os obstáculos comerciais impostos aos nossos produtos afetam nossos produtores e a economia da região que desponta com o maior crescimento na agropecuária do país", disse diretor executivo da Famato, Seneri Paludo.
Terras para estrangeiros e concentração de frigoríficos – No dia 8 de maio, Goiânia (GO) será a sede da próxima reunião do Fórum que irá tratar da venda de terras para estrangeiros. As entidades do fórum deverão apresentar, na ocasião, subsídios sobre o tema para elaboração de um parecer único. A concentração de plantas frigoríficas em regiões como o norte de Mato Grosso também compõe a pauta.
A Famato é a entidade que representa os 86 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Ao lado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato.