Mulher, mãe, esposa, engenheira agrônoma e produtora rural. Esta é a presidente do Sindicato Rural de Matupá, Cecília Stafuzza – uma das homenageadas pelo Sistema Famato neste dia internacional da mulher (08.03). Dedicada e determinada, Cecília preside o sindicato desde 2008, sendo a única mulher a ocupar este cargo entre os 86 sindicatos rurais existentes no Estado. Além disso, ela é suplente da diretoria da Famato, demonstrando sua forte participação no movimento sindical rural.
Cecília conta que o Sindicato Rural de Matupá foi criado em 2002, mas logo depois foi abandonado por falta de participação dos associados. Em 2008, ela resolveu retomar as atividades da entidade e desde então não parou mais, sempre buscando atender aos anseios da classe. "Senti que poderia contribuir de alguma forma com o setor agropecuário da minha região, então, decidi retomar o sindicato e convocar os produtores", comenta.
O caminho pela agropecuária começou bem antes, há 19 anos, quando a família de Cecília resolveu investir no setor. “Sempre tive esta paixão pelo campo, pela minha profissão, e também por que há muitos anos minha família trabalha nisso”, relembra. Cecília também conta com o apoio incondicional dos dois filhos e do marido.
Entre os anseios da produtora está a vontade de trazer mais mulheres para o movimento sindical. "Ao longo dos anos percebo que as mulheres estão participando mais, seja diretamente na causa sindical ou indiretamente, acompanhando os maridos e filhos nas atividades que envolvem o setor. Vejo isso como algo bastante positivo para a agropecuária de Mato Grosso".
Cecília afirma que nunca sentiu preconceito por parte da diretoria do Sindicato, que tem entre os membros mais duas mulheres. "Sempre me senti muito respeitada por todos e fico muito contente quando alguém me procura para pedir um conselho. Todos me ouvem com bastante atenção. Sinto como se estivesse cumprindo o meu dever no Sindicato", pontua.
Questionada sobre os seus sonhos, ela comenta que são dois: o de mãe ao ver os filhos realizados e felizes e o sonho de sindicalista. "Sonho com o dia em que o trabalho do produtor rural seja devidamente reconhecido em todo o Brasil. E creio que isso está acontecendo principalmente com o trabalho e o engajamento das mulheres".
A Famato é a entidade que representa os 86 sindicatos rurais presentes em Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato.
Confira as homenageadas de semana: Maria Madalena, Maria Auxiliadora e Leane Altmann.