Cuiabá recebe a partir de hoje (07) a primeira etapa do Circuito Feicorte 2012, feira de negócios da cadeia produtiva da pecuária, desde os produtores, até fornecedores e indústria. Esta será a primeira edição do evento fora de São Paulo e expectativa é de que pelo menos 1,5 mil pessoas circulem nos 2 dias de programação.
Além de Cuiabá, o Circuito Feicorte ainda percorre Salvador (BA), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS) e será finalizado em São Paulo (SP). Juntos, os 5 pontos de encontro representam estados com 55% do total do rebanho nacional, estimado em 200 milhões de cabeças. Mato Grosso atualmente é o maior produtor com um plantel de 30 milhões de cabeças, aproximadamente.
Evento ocorre em parceria com a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e contará com a presença de 30 empresas ligadas ao setor. São esperados parcerias para negócios que terão continuidade ao longo de todo o ano. O representante do evento, Décio Ribeiro dos Santos, explica que Mato Grosso é um dos principais, senão o mais importante representante do setor produtivo da carne. Atualmente, são 108 mil propriedades rurais no Estado que exporta para cerca de 180 países em todo o mundo.
Presidente da Acrimat, João José Bernardes afirma que este tipo de evento contribui muito para formação de produtores mais qualificados no ramo. “Feicorte irá mudar o conceito de feira em Cuiabá”.
Diferente do que é comum ver em feiras agropecuárias, a Feicorte não possui atrações para o público aberto e se foca nos produtores rurais. Carla Tuccilio, gerente da Agrocentro, organizadora da Feicorte, explica que há também a participação de técnicos, profissionais e estudantes do segmento, mas que o público alvo é formado por pecuaristas.
Décio Soares explica que não existe uma estimativa de quantos negócios serão fechados, nem sobre a movimentações financeira. Segundo ele, as empresas evitam divulgar números e também há o fato de que o evento proporciona um primeiro contato, mas que depois outros contratos são fechados ao longo de todo o ano, uma espécie de prospecção de mercado. Luciano Vacari, superintendente da Acrimat, revela que esta deverá ser a maior feira de negócios com foco técnico. “Temos atualmente 16 diretores em diferentes regiões do Estado e todos estão convidando produtores para vir até a feira. É uma forma de levar conhecimento para o Mato Grosso”.
De acordo com Décio Soares, tecnologia está entre as principais demandas do público da Feicorte, isso porque, como explica, é item de sobrevivência dentro do segmento. Entre participantes há 6 indústrias frigoríficas, sendo que parte delas são empresas aqui de Mato Grosso, o que mostra a retomada das atividades do setor.
Evento ocorre nesta quarta-feira (07) e quinta-feira (08), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. Próxima etapa do encontro nacional será em Salvador, na Bahia, nos dias 21 e 22 deste mês.