Nutrição de gado confinado, produção de silagem e manejo racional são alguns dos assuntos tratados no Curso de Capacitação em Confinamento que acontece entre os dias 26 e 30 de março, no Sindicato Rural de Barra do Garças (500km de Cuiabá). Entre os dias 16 e 20 de abril o curso será realizado em Três Lagoas (MS). A última etapa será em Paraíso (TO) no período de 28 de maio a 1º de junho.
O coordenador do curso, Bruno de Andrade, conta que 90% dos participantes avaliaram a primeira etapa do ciclo de cursos como boa e ótima. "Consideraram o conteúdo programático muito bem elaborado e com fácil fluência de informações e entendimento".
Bruno diz ainda que nesta primeira etapa foi elaborada uma pesquisa de intenção de engorda intensiva para 2012. Ao todo 14 confinamentos foram representados e o resultado apontou para uma intenção de aumentar em 16,65% a quantidade de gado confinado este ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Outra revelação foi a constatação quanto à oferta e preços diferenciados para a reposição de animais entre algumas regiões. Em Goiás, os confinadores estão preocupados com a reposição do gado de recria, em função dos preços ainda elevados para a compra de garrotes ou boi magro. Enquanto que para os confinadores de Mato Grosso, existe até certa facilidade para a aquisição dos animais para a engorda.
"Isso comprova que para cada região existe uma realidade diferente em relação aos preços praticados para a reposição de animais, com alguns
confinadores tendo mais dificuldades que outros na compra de animais".
A abertura do ciclo de cursos da Assocom aconteceu em fevereiro, em Goiânia, e teve a participação de 58 pessoas incluindo peões, capatazes e gerentes de fazendas. O número de matriculas efetivadas superou as expectativas da organização. O curso contou com a participação de alunos de Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia. Mais informações no site www.assocon.com.br.
Conteúdo dos cursos de 2012:
– Nutrição de gado confinado;
– Produção de silagem;
– Manejo racional;
– Sanidade do rebanho;
– Planejamento das atividades do confinamento;
– Operação com máquinas e equipamentos;
– Melhoramento genético;
– Reprodução animal;
– Identificação animal.