O Terminal Intermodal da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte, em Itiquira (362 km ao sul de Cuiabá), ainda não tem data para funcionar apesar de estar pronto. Previsto para março, o empreendimento continua a depender da licença do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) para entrar em operação. A informação foi confirmada ontem pela assessoria da América Latina Logística (ALL), que possui a concessão da Malha Norte em Mato Grosso, da qual o terminal faz parte.
"A ALL ainda aguarda do Ibama a emissão da Licença de Operação (LO) para o Terminal Ferroviário de Itiquira", diz a nota. A construção do complexo custou R$ 40 milhões e deverá movimentar 2,5 milhões de toneladas de grãos, óleo de soja e madeira ao ano.
Mesmo sem uma data determinada, o terminal está próximo a entrar em atividade. Na semana passada, a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) emitiu a Licença de Operação (LO) para o Terminal Rodoviário da Seara, responsável pela operacionalização do local e parceira da ALL no projeto.
Vale lembrar que o terminal de Itiquira é interligado ao terminal de Alto Araguaia através de trecho ferroviário de 112 km. As obras do trecho foram concluídas em setembro de 2011, com investimentos de R$ 750 milhões.
IMPORTÂNCIA
Ao entrar em funcionamento, o empreendimento irá atender produtores da região sul de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul. Sua capacidade estática será de 100 mil toneladas/dia. O terminal tem aproximadamente 6 km de extensão, com uma área de quase 70 hectares
e será o terceiro complexo ferroviário no Estado. O primeiro foi inaugurado em 2001 no município de Alto Taquari com capacidade de descarga de 300 caminhões/dia. (Com informações da assessoria da ALL)