Com o objetivo de estimular os sindicatos rurais de Mato Grosso a disseminar uma nova visão de representatividade e atuação, o Sistema Famato/Senar-MT começou nesta segunda-feira (27.2) o Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS). O evento ocorre em Colider, na sala de treinamentos do Senai.
"Vamos fortalecer as relações do sistema sindical auxiliando os 86 sindicatos do estado, em estratégias de desenvolvimento institucional ajustadas às novas exigências da produção rural, cada vez mais exigente e competitiva nas questões da sustentabilidade", disse o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.
O trabalho visa nortear ações, capacitar dirigentes e colaboradores sindicais e prepará-los para tomadas de decisões em prol da gestão de seus sindicatos, além de desenvolver suas aptidões de lideranças.
"Assim, teremos colaboradores e líderes hábeis a prestar serviços de qualidade aos produtores rurais", explicou o diretor de Relações Institucionais, Rogério Romanini.
Até o final de 2012 todos os sindicatos rurais do Estado serão convidados a participar do PDS. No primeiro semestre participarão da capacitação 38 sindicatos localizados nos municípios pólos de: Colider, Sorriso, Querência e Barra do Garças.
Durante os treinamentos serão abordados temas como "Liderança sindical", "Desafios", "Planejamento", "Representação dos associados", "Governança", "Gestão de processos", "Comunicação", entre outros.
De acordo com o diretor Executivo do Sistema Famato, Seneri Paludo, um dos pontos relevantes do Plano são as informações levantadas pelo Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS), obtido no final de 2011 por meio da aplicação de um diagnóstico.
"Aplicamos um questionário qualitativo que mediu os pontos fortes e fracos de cada sindicato, e que servirá de base para orientá-los sobre como deverão atuar".
A metodologia prevê quatro etapas, sendo que a primeira (Sensibilização), e a segunda (Diagnóstico) já ocorreram. Na terceira etapa, representantes do Senar-Central virão para Mato Grosso, onde aplicarão os conceitos do programa Sindicato Forte, organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para a integração dos sindicatos rurais às estratégias nacionais de desenvolvimento do setor rural.
Na quarta e última etapa (Plano de Ação) diretores e colaboradores iniciarão o planejamento estratégico de suas entidades por meio do Manual de Boas Práticas Sindicais – passo a passo, elaborado pelo Sistema Famato/Senar.
"Nesta etapa veremos o andamento e cumprimento das metas estipuladas. Depois retornaremos com o questionário do IDS para medir a evolução dos quesitos avaliados", informou Rui Prado.
A Famato é a entidade que reúne e representa os Sindicatos Rurais de todo o Estado. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Mato Grosso (Senar-MT), forma o Sistema Famato.