Estados Unidos realiza o Agricultural Outlook Forum 2012, em Washington, em que são debatidos impactos e tendências para agricultura e pecuária daquele país e dos principais produtores mundiais e consumidores. Mato Grosso é representado no encontro pelo diretor-executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Seneri Paludo, que fez uma apresentação para o público local.
Tema abordado pelo técnico mato-grossense foi a expansão do poder de consumo da população e consequentemente o aumento da demanda dentro do mercado brasileiro. Com isso, explica Paludo, o consumo local passou a competir com as exportações, o que é positivo para o desenvolvimento da cadeia produtiva. Sobre os temas em evidência na economia norte-americana, Seneri Paludo destaca o aumento da demanda da carne, que ocorre devido à abertura de novos mercados.
Conforme ele explica, no ano passado os Estados Unidos registraram um número recorde no embarque de carnes, principalmente em decorrência da abertura de novos mercados, como o asiático. "É um bom exemplo para o país sobre as alternativas existentes para comercialização".
Próxima revolução do setor agropecuário no Brasil é esperado, pelos estrangeiros, para a cadeia da carne. "Eles querem conhecer as tendências da pecuária brasileira, as técnicas que estão sendo utilizadas e como são feitos os confinamentos e o sistema de semiconfinamento que é realizado no país, sobretudo em Mato Grosso".
Novos caminhos – Foi apresentada durante o evento realizado USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) uma alternativa para os novos profissionais do campo. Segundo os palestrantes, o setor não está mais restrito às commodities e à sucessão familiar dos negócios agrícolas, mas abrange o segmento de vegetais orgânicos e também a cadeia do leite. Seneri Paludo, da Famato, afirma que os índices apontam para crescimento significativo nestes 2 segmentos nos Estados Unidos, inclusive acima dos que foram registrados entre os carros-chefes da agricultura naquele país.