"A crescente demanda por produção de carne bovina só poderá ser atendida com a intensificação da produção. E o Brasil é um dos poucos países que podem fazer isso", afirma o médico veterinário Rodrigo Spengler, titular da Beef Tec, realizadora do evento junto à Rural Centro.
De fato, a previsão é que a pecuária brasileira "devolva" à agricultura uma área de cerca de 70 milhões de hectares de pastagens degradadas. Entretanto, a produção deverá crescer 49% e a exportação 81%. "O confinamento é a principal ferramenta para aumentar a produtividade sem a necessidade de abertura de novas áreas", completa Spengler.
Outro foco de Confinar é falar sobre a gestão ambiental. "A dieta modificada para o confinamento faz com que o gado produza menos gases de efeito estufa e diminui o ciclo de vida do animal", lembra o médico veterinário Carlos Gattass, sócio-diretor da Rural Centro.
O local
Segundo Gattass, ainda não há evento desse porte em MS que tenha foco em confinamento de bois. Em 2012, o estado deve confinar 15% a mais que confinou em 2011, segundo estimativa da Associação Nacional dos Confinadores, Assocon. "É importante levar este tema ao pecuarista e discutir o que está relacionado", reforça Gattass.
Confinar 2012 será realizado nos dias 8 e 9 de junho no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, cujo endereço é a Avenida Waldir dos Santos Pereira, S/N, Bairro Parque dos Poderes. O mapa de como chegar e a programação prévia do evento estão disponíveis na página do Confinar 2012 na rede social +Rural.
Palestrantes
Já estão confirmadas as seguintes palestras:
– Anderson Vargas, gerente técnico do JBS Confinamento
– Tema: Planejamento de confinamento – infra-estrutura
– Danilo Grandini, zootecnista e diretor da Unidade de Negócios Bovinos da Phibro Animal Health Corporation
– Tema: Métricas de avaliação de resultado em Confinamento
– Rafael Cervieri, zootecnista com doutorado em Nutrição e Produção Animal pelaUnesp/Botucatu e consultor da Nutribeef Consultoria
– Tema: Manejo alimentar do confinamento
Para mais informações, o contato pode ser feito pelo e-mail ruralcentro@ruralcentro.com.br