Cerca de 60% da soja da safra 2011/12 já foi comercializada pelos produtores mato-grossenses até o final do mês passado. Mesmo com este ritmo, a venda do produto é 5,8% menor que a registrada na safra 2010/11. No mesmo período do ano passado, 65,9% da oleaginosa produzida no Estado já havia sido negociada. É o que aponta estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A produção estadual está estimada em 22,1 milhões de toneladas. Os produtores da região Oeste, com produção estimada em 2,9 milhões de toneladas, foram os que mais comercializaram o grão, cerca de 70%. A maior região que produz soja no Estado, Médio-Norte com 8,9 milhões de toneladas, vem em seguida. Os sojicultores locais já realizaram a venda de 68,4% da produção estimada.
Conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, a colheita da soja em Mato Grosso, dentro de sete semanas, alcançou apenas 34% da área destinada a cultura. As constantes chuvas vem atrapalhando. A área plantada neste ano é de 6,9 milhões de hectares