A previsão é de que o tempo continue predominantemente seco no sul do Brasil durante a semana, e de que as chuvas voltarão ao Rio Grande do Sul somente no carnaval, de acordo com a Somar Meteorologia. Em outras regiões produtoras do Brasil o desenvolvimento da safra é bom, especialmente em Goiás, quarto estado produtor de soja, de acordo com a AgRural Commodities Agrícolas.
"Goiás está indo bem, acima do esperado. Em Mato Grosso [principal produtor], a produtividade está normal, ou seja, vai ter uma boa safra", analisa a AgRural. O desenvolvimento da safra no nordeste também é bom. Com o tempo seco, as máquinas puderam entrar nas lavouras para colher. Pelo levantamento, 11% da área brasileira de soja estava colhida até a última sexta-feira, ante 6% na semana anterior, 5% há um ano e 8% na média de cinco anos.
Outra consultoria, a Céleres, também aponta que a colheita está adiantada na comparação com o ano passado e ante a média histórica. A comercialização de soja 2011/2012 segue avançada, com os produtores tendo comercializado 51% da produção esperada, ante 42% da média histórica para esta época. O avanço ante a semana anterior, no entanto, foi de somente 1 ponto percentual.
Com as vendas adiantadas, o foco dos produtores agora se volta para o plantio de segunda safra de milho.
"Até a última sexta-feira, cerca de 27% da área com o cereal já havia sido plantada, reportando uma evolução semanal de 19,1 pontos percentuais", observou a Céleres, notando que o Mato Grosso já plantou quase metade do total previsto com milho segunda safra. Ainda segundo a Céleres a colheita do milho primeira safra no Brasil atingiu 10,2% da área, 3,6 pontos percentuais à frente da mesma época do ano passado.
Preços altos – As oportunidades do mercado de soja e grãos, mesmo que não se repitam os altos preços obtidos em 2011, são muito boas para os produtores de Mato Grosso que será um dos estados que mais se beneficiarão com as perdas da safra no sul do Brasil e dos países vizinhos.
Haverá aumento da demanda para soja e milho, consequentemente os preços se manterão mais firmes. Estas perspectivas para 2012 são apontadas por Silmar Muller, consultor de agribusiness. Para ele, mesmo com a crise europeia e seu efeito na economia global, as tendências são muito positivas para a soja e o milho tendo em vista a continuidade do aperto nos estoques mundiais depois das perdas com estiagens na produção sul-americana.
Fatores maiores, como a demanda por alimento, são preponderantes para o que está sendo visto como bom cenário para produção de soja e milho.