Redução das chuvas na última semana possibilitou adiantamento na colheita da soja. De acordo com o Imea cerca de 10,5% dos 6,8 milhões de hectares plantados nesta temporada tiveram o grão retirado e parte da área já foi semeada com o milho safrinha.
Evolução da retirada da oleaginosa depende do clima. Em Campo Novo do Parecis (a 380 km da Capital) o atraso da colheita está estimado em uma semana. Gerente do Sindicato Rural do município, Antônio de La Bandeira, explica que devido à falta de chuva desde o último sábado as máquinas puderam entrar no campo e adiantar o trabalho. Como há previsão de precipitações para esta e para próxima semana, Bandeira explica que os produtores estão intensificando a colheita para evitar perdas.
Em Sinop (a 500 km de Cuiabá) o presidente do Sindicato Rural, Antônio Galvan afirma que não está havendo problemas para colher o grão, porém que muitas lavouras estão tomadas pela ferrugem asiática. "Tem produtor colhendo 30 sacas por hectares. O impacto da ferrugem será grande este ano".
Média de produtividade no Estado é entre 50 e 55 sacas por hectare. Para conter a proliferação do fungo, Galvan afirma que estão sendo feitas aplicações de fungicidas a cada 10 dias, mas o problema não tem mais como ser solucionado. "Nesta altura estamos tentando amenizar os prejuízos aumentando as aplicações, mas a infestação está fora de controle".