A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Logotipo
Logotipo
Logotipo Logotipo Logotipo Logotipo
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

  • SENAR MATO GROSSO
  • IMEA
  • SINDICATOS RURAIS
  • AGRIHUB
Logotipo Famato
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

01/02/2012

Terminal de Itiquira depende só de aval do Ibama

Fonte: siteadmin
Post Image

Terminal intermodal da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte, em Itiquira (362 km ao suil de Cuiabá), aguarda aval do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) para entrar em operação, o que deverá acontecer no mês de março. A informação é do secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo. O terminal custou R$ 40 milhões e deverá movimentar 2,5 milhões de toneladas de grãos, óleo de soja e madeira
ao ano.

Vale lembrar que o terminal de Itiquira é interligado ao terminal de Alto Araguaia através de trecho ferroviário de 112 km e faz parte da malha norte da América Latina Logística (ALL). As obras do trecho foram concluídas em setembro de 2011 e foram investidos R$750 milhões.

Segundo o secretário Francisco Vuolo, o Ibama já agendou para o período entre os dias 13 e 17 de fevereiro uma visita técnica no local para as últimas vistorias e posterior Licenciamento de Operação (LO). "Sem essa licença o terminal não pode operar, mas após as vistorias, o aval final do Ibama deve sair ainda em fevereiro e em março entrará em operação. A estrutura já está toda concluída e estamos dentro do prazo", explica.

Sobre as obras de asfaltamento da MT-299, do entroncamento da BR-163 até o terminal, na qual foram investidos R$ 22 milhões, Vuolo destaca que serão concluídas ao menor sinal de estiagem, em meados de março, mas que esse fato não deve atrapalhar o funcionamento do terminal. "As obras estão em ritmo avançado e deverão estar concluídas assim que o período de chuvas terminar".

Rondonópolis – A Ferronorte deverá chegar a Rondonópolis até o início de 2013, onde será construído um dos maiores terminais intermodais do país, para escoamento da produção agrícola e outros produtos. O trecho entre Alto Araguaia e Rondonópolis deverá ter 220 km e vai exigir um investimento na ordem de R$ 800 milhões.

O secretário Francisco Vuolo destaca que os estudos iniciais estão em andamento. A ferrovia deve chegar a Rondonópolis em 2013 e o cronograma é que a partir daí as obras do trecho Rondonópolis-Cuiabá comecem. "O modelo de concessão será definido em conjunto com o governo federal, pode ser concluída exclusivamente com recurso público ou por meio de parcerias público-privadas (PPPs). Há interesse por parte dos chineses e também de um grupo italiano", conclui Vuolo.

  • Política de Privacidade
  • e-FAMATO
  • Leiloeiros
  • Webmail
Ícone Whatsapp Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Youtube Ícone Linkedin Ícone Twitter
Logotipo Sistema Famato

Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n. Centro Político Administrativo CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT

famato@famato.org.br
(65) 3928-4400
2025 Sistema Famato. Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Necessário
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
SALVAR E ACEITAR