A produtividade da safra 2011/2012 da soja está variando entre 42 e 62 sacas por hectares em Mato Grosso. Para os produtores está dentro do esperado mesmo com os problemas das chuvas e da ferrugem asiática, que já somam 66 casos no Estado.
Conforme o gerente técnico da Aprosoja-MT, Luiz Nery Ribas, entre 42 e 62 sacas estão sendo colhidas. "Alguns estão colhendo 42 sacas devido as variedades super-precoce e precoce e terem uma produtividade menor que a convencional, além disso o clima e a ferrugem asiática ajudam nesta questão de inferioridade".
Em Sapezal, de acordo com o produtor José Guarino Fernandes, os sojicultores estão colhendo de 49 a 51 sacas por hectare e estão sendo colhidas em Sapezal revela o produtor. "Está dentro do esperado, até porque estamos agora iniciando a colheita da soja convencional, cuja produtividade é maior".
No município de Lucas do Rio Verde, segundo o produtor e presidente do Sindicato Rural, Júlio Cinpak, entre 53 e 62 sacas são colhidas por hectares.
Até ontem 66 casos de ferrugem asiática haviam sido confirmados. O gerente técnico da Aprosoja-MT, comenta que durante visita a alguns municípios na semana passada verificou-se que o monitoramento segue, todavia "ouviu-se que há produtores utilizando apenas meia dose do fungicida ao invés da inteira e que há alguns adquirindo produtos que já foram comprovados que não são mais eficazes contra a doença".
"Não pode-se reduzir dose e nem usar produto que não faz mais efeito. Precisamos inibir a doença".
O gestor do Imea, Daniel Latorraca, comenta que somente a partir da segunda quinzena de fevereiro é que se poderá ter uma noção de perdas na produção em decorrência das chuvas e da ferrugem asiática.
Plantio – Como divulgado no caderno de terça-feira, a colheita da soja avançou no fim de semana devido a estiagem em vários municípios mato-grossenses. As colheitadeiras já passaram por 5,8% dos 6,98 milhões de hectares (ha) de soja plantados na safra 2011/2012, o equivalente a 405,1 mil/ha.
A evolução ante o dia 19 de janeiro foi de 3,1%. Até o momento cerca de 1,3 milhão de toneladas (t) já foram colhidas de uma estimativa de 22,1 milhões/t. A região oeste é a mais avançada com 10,2% da área colhida e Sapezal, localizado nesta região, lidera entre os municípios com 15%. As informações são do quarto levantamento de colheita do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea). Em relação à safra 2010/2011 o avanço é de 3 pontos percentuais (p.p), na época apenas 2,8% dos 6,41 milhões/há haviam sido colhidos.