Nove por cento. Este é o aumento na produção da safra 2011/2012 de soja em Mato Grosso – que deve atingir 22,34 milhões de toneladas. A estimativa é do Rally da Safra, que chega à sua nona edição em 2012, cuja largada ocorreu ontem (16) em Cuiabá com a Equipe 1. O montante confirma as estimativas dos produtores mato-grossenses.
A primeira equipe irá percorrer as lavouras de soja precoce de Mato Grosso, sudoeste de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul até o dia 25 de janeiro. O próximo grupo a percorrer o Estado é a equipe 5, que sai de Cuiabá dia 26 de fevereiro. O 9º Rally Safra é realizado pela Agroconsult, empresa catarinense especializada em consultoria de agronegócio.
Segundo estimativa da empresa, apesar do incremento de 9% na produção de soja em Mato Grosso, para o Brasil a safra 2011/2012 da oleaginosa deverá ter queda de 2%, tendo assim uma produção nacional de 73,5 milhões de toneladas, em decorrência ao clima na região Sul do país.
De acordo com o coordenador da Equipe 1, Marcos Rubin, serão percorridas em Mato Grosso pelo seu grupo as lavouras de soja precoce de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Rondonópolis e Primavera do Leste. Já em Goiás as lavouras de Jataí e Rio Verde e no Mato Grosso do Sul em Chapadão do Sul e Campo Grande.
"Estamos em quatro veículos equipados e 16 pessoas. A nossa estimativa de 22,34 milhões de toneladas para Mato Grosso é com base em conversas com os produtores rurais e entidades. Agora iremos percorrer as lavouras e confirmar essa perspectiva".
O coordenador revela que a perda na produção nacional de soja só não será maior devido ao Centro-Oeste, em especial Mato Grosso que hoje é o maior produtor do grão no Brasil e é responsável por 30% da produção do país e 8% no mundo, e o Nordeste. "O Rally da Safra no Centro-Oeste está começando com boas condições de safra, ao contrário do que se está encontrando no Sul".
Avaliações – A Equipe 1 deverá percorrer cerca de cinco mil quilômetros. Rubin comenta ainda que na oportunidade serão feitas avaliações também em relação ao plantio do milho safrinha, "contudo nosso objetivo, ou seja, da Equipe 1, são as lavouras de soja".