O grupo SLC Agrícola, um dos maiores proprietários de terras do Brasil, está investindo em Mato Grosso. A empresa anunciou ontem aporte de R$ 86,184 milhões na compra de uma área de 28 mil hectares localizada entre os municípios de Sorriso e Sinop, no médio-norte do Estado, destinada à produção de grãos e algodão.
Do valor total negociado, 17% foi pago à vista e o restante foi indexado à saca de soja e tem pagamentos previstos para este ano e 2013. A negociação contemplou também a infraestrutura, incluindo silos de armazenamento de grãos, existente na propriedade, denominada Fazenda Perdizes.
O total da área física agricultável na propriedade é de 9,5 mil hectares, considerando as limitações de reserva legal e área de preservação permanente. No entanto, a companhia estima que a área total de plantio atingirá até 14,5 mil hectares, uma vez que a região permite também o plantio de segunda safra e que o padrão da SLC em função de mitigação de risco é de plantar a segunda safra em até 50% da área física.
Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), investimentos de grande porte como este mostram que os setor está cada vez mais consolidado. "O interesse de grandes companhias agrícolas em investir no Estado mostra que nosso setor está cada vez mais consolidado", analisa.
Fávaro também comenta que a alta rentabilidade do setor faz com que o preço das propriedades agrícolas se valorize a cada ano. "Assim como acontece em qualquer setor, quando a rentabilidade se mostra alta, o preço das propriedades fica supercotado e isso vem acontecendo muito em Mato Grosso nos últimos anos".
A SLC Agrícola S/A. é considerada uma das maiores proprietárias de terras do Brasil e uma das maiores produtoras agrícolas brasileiras em termos de área cultivada de algodão, soja e milho. (Com Canal Rural)