Preparativos para início dos abates na unidade do Frialto em Nova Canaã do Norte (a 723 km de Cuiabá), estão sendo finalizados. Diretoria da empresa ratifica que a retomada das atividades está programada para este mês, apesar de não ter definido ainda com precisão a data para o reinício das atividades.
Segundo informações do secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Eloiz Carlos de Farias Júnior, a partir da próxima segunda-feira (9), os trabalhadores contratados pela empresa começarão a ser atendidos por uma transportadora local terceirizada, que retomará o tráfego até a sede do Frialto.
"Já finalizaram toda a limpeza do pátio". Ele acrescenta que parte dos funcionários transferidos para outros municípios onde há filiais do grupo, como Sinop e Matupá, retornou a Nova Canaã do Norte. Ao todo, serão empregados 220 trabalhadores diretos e outros 440 indiretos. "Mas muitos ficaram desempregados e foram buscar novas oportunidades em outras cidades da região", diz o secretário municipal.
De acordo com o diretor do Frialto, Paulo Bellincanta, a reativação de todas as unidades paralisadas do grupo será realizada gradativamente. As plantas industriais de Ji-Paraná (RO) e Iguatemi (MS) devem voltar a operar ainda este ano. Bellicanta esclarece que a retomada das atividades do Frialto em Nova Canaã será feita com recursos próprios e que o sucesso do investimento depende da parceria com os pecuaristas da região. Garante que a maior parte da dívida da empresa com os funcionários e pecuaristas foi liquidada e que segue cumprindo o Plano de Recuperação Judicial, aprovado em dezembro de 2010.
Dívida acumulada alcança R$ 496 milhões, sendo R$ 35 milhões devidos aos pecuaristas mato-grossenses. No Estado, a suspensão dos abates pelo Frialto iniciou em 2009, após deflagração da crise econômica internacional em 2008. Além de Mato Grosso, o grupo mantém 8 unidades frigoríficas nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e São
Paulo.
Reflexos – Reativação do frigorífico, assim como a construção da hidrelétrica Colíder, está refletindo no aquecimento do comércio de Nova Canaã do Norte e atração de novas empresas, segundo secretário municipal de Indústria, Eloiz Carlos de Farias Júnior. "Em dezembro foi inaugurado um grande supermercado aqui e há empresas sediadas em Colíder, cidade-pólo daqui, abrindo filiais no nosso município”.