A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Logotipo
Logotipo
Logotipo Logotipo Logotipo Logotipo
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

  • SENAR MATO GROSSO
  • IMEA
  • SINDICATOS RURAIS
  • AGRIHUB
Logotipo Famato
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

26/12/2011

Cai receita com venda de vacinas contra aftosa

Fonte: siteadmin
Post Image

A indústria veterinária viu seu principal mercado no Brasil perder força em 2011. Pressionada pelo aumento da concorrência e pelo menor número de doses vendidas em alguns Estados, a receita dessas empresas com a venda de vacinas contra a febre aftosa deve fechar o ano em queda no país.

Os números não são oficiais, uma vez que as companhias ainda contabilizam os resultados da segunda campanha nacional de vacinação do gado, realizada em novembro, mas estimativas privadas sugerem que os negócios encolheram perto de 10% neste ano.

Tradicionalmente, a aftosa responde por cerca de um quinto do faturamento do setor veterinário no Brasil, estimado em cerca de R$ 3 bilhões anuais.

Maior fabricante da vacina no país, a Merial calcula que seu faturamento no segmento tenha caído 11% em 2011, para R$ 76 milhões. Já a Pfizer, líder no mercado de produtos veterinários, viu sua receita com a vacina recuar 7% neste ano, para cerca de R$ 30 milhões. "O mercado está perdendo dinamismo. A concorrência cresceu, e os preços caíram", admite Jorge Espanha, presidente da companhia no Brasil.

Emílio Salani, presidente do sindicato que representa a indústria veterinária, o Sindan, confirma o diagnóstico e aponta para o acirramento da disputa entre os laboratórios. "Nos últimos 18 meses, três novas empresas entraram no mercado, e o parque fabril cresceu sensivelmente". Como as vacinas têm um prazo de validade relativamente curto, explica, as empresas não tiveram outra saída senão ceder nos preços e desovar a produção.

Além dos laboratórios Merck, Merial e Vallée (que produz para a Pfizer), que já fabricavam o medicamento, Inova Biotecnologia e Ouro Fino Saúde Animal abriram novas fábricas e ampliaram a capacidade total da indústria, de 400 milhões para aproximadamente 580 milhões de doses. Ainda disputam espaço no mercado o laboratório Biogénesis-Bagó, que importa a vacina da Argentina, e o Biovet, que apenas a aguarda o registro de seu produto no Ministério da Agricultura para começar a vender.

O problema é que a demanda está estagnada em um patamar muito inferior, na faixa de 365 milhões de doses – os números oficiais de 2011 devem ser divulgados em janeiro. Os Estados de Goiás, Bahia e Paraná, que faziam duas vacinações "cheias" do gado por ano, passaram a vacinar apenas os animais com até dois anos de idade na segunda etapa da campanha, em novembro. "Juntos, esses Estados devem ter tirado de 15 milhões a 18 milhões de doses do mercado potencial", afirma Salani. O executivo calcula que, em consequência, os preços tenham caído entre 15% e 20% neste ano.

Alfredo Ihde, presidente da Merial do Brasil, considera normal o processo de acomodação do mercado. "A evolução da campanha contra a aftosa pressupõe um mercado menor, com menos vacinações por ano. As vendas voltariam a crescer se houvesse um foco, mas as consequências seriam desastrosas para a indústria como um todo", afirma Ihde.

Salani acredita que as empresas vão se adaptar à maior concorrência e que as margens da indústria ainda são atraentes, apesar dos preços mais baixos. "Trata-se de um segmento estratégico, pois é uma demanda compulsória. Além disso, é um indutor para a comercialização de outros produtos veterinários", afirma o dirigente

Apesar do recuo nas vendas relacionadas à aftosa, o mercado de saúde animal teve um ano positivo e deve repetir o crescimento de dois dígitos registrado últimos anos. A alta nos preços do boi gordo e a expansão do segmento de animais de companhia deram impulso ao setor no Brasil.

  • Política de Privacidade
  • e-FAMATO
  • Leiloeiros
  • Webmail
Ícone Whatsapp Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Youtube Ícone Linkedin Ícone Twitter
Logotipo Sistema Famato

Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n. Centro Político Administrativo CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT

famato@famato.org.br
(65) 3928-4400
2025 Sistema Famato. Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Necessário
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
SALVAR E ACEITAR